UNIRIO promove reunião virtual sobre o Enade das Licenciaturas
Nesta quinta-feira, 5 de setembro, às 10h, a UNIRIO promoverá uma reunião técnica virtual sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que em 2024 incluirá o Enade das Licenciaturas, com o objetivo de aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação docente.
O encontro, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), terá representantes da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), e será dedicado à avaliação prática no Enade das Licenciaturas. O intuito é promover o debate e o esclarecimento de questões, ampliando a qualificação dos profissionais técnicos e acadêmicos envolvidos no processo.
Docentes, técnicos administrativos e estudantes da UNIRIO estão convidados a participar da reunião, por meio do link: https://meet.google.com/khz-wsgo-kbi.
Sobre o Enade 2024
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em 22 de julho o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. Com isso, foram oficializados os procedimentos, as regras e o cronograma do Enade das Licenciaturas, que será implementado nesta edição de 2024.
Desde então, a Diretoria de Políticas, Normatização e Registros Acadêmicos de Graduação (Diprag/Prograd) vem realizando atividades de capacitação e orientação com o corpo técnico e acadêmico, incluindo a proposição e acompanhamento de um cronograma de trabalho.
Entre as novidades do Enad das Licenciaturas está a avaliação prática, em que os estudantes serão avaliados durante a regência de classe de uma aula observada. O objetivo é coletar informações a respeito das características e das condições de trabalho do docente. Os estágios supervisionados são obrigatórios e devem ser realizados em escolas de educação básica (públicas ou privadas). Saiba mais no site do Inep.