UNIRIO promove palestra sobre bactérias resistentes a antibióticos como tesouros da evolução proteica
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Celular (PPGBMC) da UNIRIO realiza, no dia 9 de julho, às 16h, a palestra Bactérias resistentes a antibióticos como tesouros de evolução proteica, com a pesquisadora Teca Galvão, da Fiocruz.
O evento será realizado de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do PPGBMC e também por meio da plataforma Conferência Web/RNP. A participação é aberta ao público interessado.
A palestra abordará como as bactérias resistentes a antibióticos, geralmente vistas como uma ameaça à saúde pública, também podem representar fontes valiosas para o estudo da evolução de proteínas. A partir dessas bactérias, é possível compreender melhor os mecanismos moleculares de adaptação e resistência, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas e biotecnológicas.
Sobre a pesquisadora
Teca Galvão é pesquisadora titular no Laboratório de Bacteriologia Aplicada à Saúde Única e Resistência Antimicrobiana (LabSUR), no Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Tem experiência em genética molecular de bactérias e microbiologia, atuando em regulação gênica em bactérias, bioquímica de interações proteína-DNA, resistência bacteriana a antimicrobianos, e biotecnologia microbiana.Cursou graduação em Biologia e Química (Mount Holyoke College, 1996) e doutorado em Bioquímica (Universidade de Cambridge, 2001).