UNIRIO promove conferência sobre educação inclusiva
Educação inclusiva ou como podemos viver juntos e justos. Esse é o tema de uma conferência que acontecerá na UNIRIO no dia 28 de novembro, com a participação do professor David Rodrigues, membro do Conselho Nacional de Educação em Portugal e especialista em educação especial.
O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (Lepedi), uma colaboração entre a UNIRIO e a UFRRJ, e pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UNIRIO. A atividade acontecerá no Auditório Vera Janacópulos, que fica no campus da Reitoria, na Av. Pasteur, 296, Urca.
As inscrições para participação podem ser feitas por meio do link https://www.sympla.com.br/evento/conferencia-magna-educacao-inclusiva-ou-como-podemos-viver-juntos-e-justos/2667020.
Confira a programação:
13h - Recepção
13h30 - Mesa de abertura
14h - Palestra "Educação inclusiva ou como podemos viver juntos e justos" - Prof. Dr. David Rodrigues
15h - Lançamento de livros - Instituto Incluir e Lepedi (UNIRIO/UFRRJ)
15h45 - Coffee break
16h - Visita guiada - NAI: Núcleo de Acessibilidade e Inclusão
Sobre o palestrante
Professor de educação especial, David Rodrigues obteve o doutoramento na Universidade de Lisboa. Lecionou em universidades portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Brasil e China) e cessou a sua carreira docente em 2015 como Professor Catedrático. Trabalhou em projetos internacionais para a Unesco, Unicef e Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos Humanos e Inclusão Social e Educativa. É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade.
É fundador da ONG Pró-Inclusão, foi seu presidente (2008-2020) e é diretor da Revista “Educação Inclusiva”. É conselheiro Nacional de Educação desde 2015. Recebeu várias distinções nacionais e internacionais entre as quais a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos (Assembleia da República) e foi agraciado pelo presidente da República como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública.