UNIRIO promove primeira edição do seminário Nosso Museu
Entre os dias 27 e 29 de maio, será realizado o 1º Seminário Nosso Museu UNIRIO, com o tema O futuro (e os desafios) dos museus de territórios em comunidades em rápida transformação. O evento propõe uma programação diversificada ao longo de três dias, com mesas-redondas, painéis, visitas técnicas, apresentações culturais e um hackathon.
Voltado para estudantes, pesquisadores, profissionais da área cultural e interessados no tema, o seminário busca ampliar o debate sobre os diferentes formatos e funções dos museus de território, principalmente em contextos urbanos em constante mudança. As atividades ocorrem em diferentes locais: Auditório Tércio Pacitti (Campus 458, Urca), Museu de Favela (MUF) e demais espaços dos campi da UNIRIO na Urca.
A programação inclui apresentações culturais, como os Recitais UNIRIO, além de mesas com especialistas de instituições como o Museu das Favelas (SP), o Museu das Remoções, o Ecomuseu da Ilha Grande, o Museu Paraense Emílio Goeldi, entre outros. No dia 28, haverá uma visita técnica ao Museu de Favela, no morro Pavão-Pavãozinho, e no dia 29 será realizado um hackathon participativo, no qual os participantes poderão refletir coletivamente sobre o modelo de museu desejado para a universidade.
As inscrições foram prorrogadas até 25 de maio e podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico. Conheça a programação preliminar completa.
O seminário é parte do projeto Nosso Museu UNIRIO, uma iniciativa de cultura e extensão que, desde 2023, trabalha na criação colaborativa de um museu universitário, a partir de escutas e diálogos com a comunidade acadêmica.
Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial do projeto: @nossomuseu_unirio.