UNIRIO participa de reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Infraestrutura, Obras e Manutenção do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração
Entre os dias 14 e 16 de maio, a UNIRIO participou da 4ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Infraestrutura, Obras e Manutenção da Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), ligado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento foi realizado no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O evento contou com a presença de mais de cem representantes das áreas interligadas à infraestrutura de diversas universidades federais de todo o Brasil e a UNIRIO foi representada pela Coordenadoria de Engenharia (CE/DAA/Proad).
A abertura da reunião contou com a presença do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e da vice-reitora, Sonia Lopes. Em suas boas-vindas ao público, o reitor ressaltou a importância do evento como fórum de “diálogos produtivos e trocas de ideias que impulsionem a qualidade da infraestrutura”.
O primeiro dia do evento teve a participação remota do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinícius David, que falou da atuação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no âmbito do MEC. David fez um rápido panorama dos empreendimentos contemplados pelo PAC.
“Estamos avançando muito, quero registrar o empenho de todas as equipes. As obras têm andado em velocidade maior”, afirmou o secretário. David, que já foi presidente da Andifes, disse ainda que uma das medidas para ajudar a executar todas as obras das instituições federais de ensino é o compartilhamento de informações entre as universidades e os institutos. “A principal contribuição da Andifes é a associação em rede. Trabalhos em rede podem nos ajudar muito. Estamos dispostos a usar o que for necessário de estratégias cooperativas”, destacou.
Troca de experiências
Ao longo dos três dias do evento, diversas apresentações foram realizadas por especialistas em orçamento, monitoramento de obras, sistemas de transporte, gestão de energia elétrica, modalidades de contratação, projetos de edificações em BIM e outros temas relacionados à infraestrutura.
Para o coordenador de Engenharia da UNIRIO, engenheiro eletricista Francisco Aguiar, esses encontros do grupo de gestores – que se reúne desde 2023 no GT – visam ao aprimoramento e compartilhamento de experiências que, em muitas ocasiões, são comuns em todas as universidades.
“Nos últimos encontros, tivemos a oportunidade de obter experiências sobre contratos de diversas naturezas referentes a obras e serviços de engenharia, e já aplicamos alguns conceitos no acesso à Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e, futuramente, no Restaurante Universitário. Agora, neste evento realizado na Ufes, nosso maior foco foi no compartilhamento de informações sobre manutenção predial e em pequenas reformas, algo que aflige todas as universidades. Esperamos que, em breve, possamos aplicar estas novas metodologias na UNIRIO, assim como estamos implementando, desde o início de maio deste ano, uma metodologia eficaz com a nova empresa de manutenção de elevadores, área bastante sensível em nossa Universidade", observou Francisco.
Para o coordenador de Engenharia substituto, arquiteto e urbanista Vitor Halfen, o evento permitiu dialogar com as equipes de outras universidades e com o MEC, especialmente a respeito das dificuldades das contratações relacionadas ao Novo PAC.
"A participação do secretário da SeSU foi muito importante, embora tenha indicado um cenário de incertezas sobre o orçamento. Diante disso, propusemos que o GT e o Forplad se manifestassem junto ao governo, no sentido de garantir a manutenção dos recursos para as obras planejadas pelas universidades no âmbito do PAC, preservando a distribuição isonômica dos investimentos entre as universidades. Na UNIRIO, temos quatro obras com recursos oriundos do PAC, uma já em execução e três outras com contratação prevista até o final do ano", informou.
(Com informações do Portal da Ufes)