código do Google analytics UNIRIO organiza Conferências Temáticas de Cultura em diferentes regiões do país — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO organiza Conferências Temáticas de Cultura em diferentes regiões do país

UNIRIO organiza Conferências Temáticas de Cultura em diferentes regiões do país

por Comunicação publicado 06/02/2024 14h59, última modificação 07/02/2024 12h32
Eventos são preparatórios para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em março, em Brasília

Nestes meses de janeiro e fevereiro, a UNIRIO está à frente da organização de quatro Conferências Temáticas de Cultura, eventos preparatórios para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá de 4 a 8 de março, em Brasília.

O objetivo das conferências temáticas é discutir e elaborar propostas a serem levadas ao encontro nacional, que irá definir os rumos da política cultural no país pelos próximos dez anos e consolidar o Plano Nacional de Cultura.

A UNIRIO ficou responsável pela organização da Conferência Temática Cultura LGBTQIA+, realizada nos dias 30 e 31/1, em Belo Horizonte (MG); da Conferência Temática Cultura e os Povos do Campo, Águas e Florestas, que aconteceu de 30/1 a 1º/2, em Fortaleza (CE); da Conferência Temática Cultura e Infâncias, a ser realizada no fim de fevereiro, em Canoas (RS); e da Conferência Temática de Cultura e Periferias, cuja abertura ocorreu no dia 20 de janeiro, no Complexo do Alemão (RJ).

Além do apoio à infraestrutura, a Universidade ficou responsável também pela criação da metodologia das conferências e realização da relatoria dos eventos. O projeto é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), sob coordenação do professor Marcio Freitas, da Escola de Teatro, e parceria com a Organização Social Promacom.

Cultura LGBTQIA+

Cerca de 170 pessoas de 26 estados brasileiros participaram da Conferência Temática Cultura LGBTQIA+, realizada nos dias 30 e 31 de janeiro no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Durante o evento, foram escolhidas três propostas para serem levadas à etapa nacional: a inclusão da cultura LGBTQIA+ em todos os espaços de decisão da política cultural ligada ao Ministério da Cultura (MinC); a criação de um Programa Interministerial envolvendo o MinC, o Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a Secretaria de Comunicação Social (Secom) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para financiamento de um projeto estratégico visando ao desenvolvimento econômico do setor artístico e cultural LGBTQIA+; e a criação de uma Política Pública Nacional de Patrimônio e Memória Cultural LGBTQIA+.

O professor Marcio Freitas destacou, no encontro, o papel da universidade pública na formação do pensamento crítico como espaço de reflexividade, para além da formação técnica. “Como a produção cultural LGBTQIA+ dialoga com o poder público?”, questionou. Saiba mais no Portal do MinC.

Cultura e os Povos do Campo, Águas e Florestas

Com a representatividade cultural de mais de 150 pessoas, de diferentes territórios e segmentos do país, a Conferência Temática dos Povos do Campo, Águas e Florestas foi realizada de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, em Fortaleza, Ceará.

O foco dos debates foi a promoção e preservação da diversidade cultural de assentados da reforma agrária, agricultores familiares, trabalhadores rurais, povos de quilombo; das águas: ribeirinhos, pescadores, marisqueiras; das florestas: indígenas, extrativistas; fazedores e fazedoras de cultura que vivem e ou atuam nesses territórios; lideranças de organizações sociais que atuem na área da cultura.

No conteúdo das propostas acolhidas para a 4ª CNC estão: a reconfiguração do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), com a previsão de composição de mais oito assentos representando a cultura desses povos com seus setoriais; a elaboração e implementação, na Política Nacional de Cultura Viva, de um Programa Nacional de Cultura dos povos do Campo, Águas e das Florestas; a implementação de políticas públicas de investimento na formação, profissionalização dos agentes culturais, grupos e espaços de forma descentralizada e democrática, garantindo o acesso a editais, produtos e serviços, visando à sustentabilidade, seguridade social e acessibilidade, e com o fortalecimento e incentivo da cultura digital. Leia detalhes no Portal do MinC.

Cultura e Periferias

A Conferência Temática de Cultura e Periferias será realizada no fim de fevereiro, em Niterói (RJ). Mas o evento de abertura aconteceu no dia 20 de janeiro, no Complexo do Alemão (RJ), em conjunto com o Festival de Gastronomia de Favelas.

A feira foi idealizada por Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, e animou a abertura da conferência, apresentando ao público diferentes sabores produzidos pela gastronomia de favela.

O evento contou com diversos shows e uma convocatória para participação na conferência temática feita pela professora Ana Paula Sciammarella, assessora da Vice-Reitoria da UNIRIO. Fabricio Antenor, assessor da Secretaria Executiva do MinC, e Eduardo Nascimento, coordenador do Escritório Estadual do MinC no Rio de Janeiro, falaram sobre a importância da conferência e mencionaram o calendário das atividades.

Abertura da Conferência Temática Cultura e Periferias

Eduardo Nascimento (MinC), Ana Paula Sciammarella (UNIRIO) e Fabrício Antenor (MinC), durante a abertura da Conferência Cultura e Periferias (Foto: Arquivo pessoal)