código do Google analytics UNIRIO Musical encerra mês do violão com execução de obras latino-americanas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO Musical encerra mês do violão com execução de obras latino-americanas

UNIRIO Musical encerra mês do violão com execução de obras latino-americanas

por comunicacao — publicado 22/05/2015 16h15, última modificação 25/05/2015 08h31
Professora do IVL Maria Haro apresenta-se na terça-feira, 26 de maio, às 19h, na Sala Villa-Lobos, na Urca

Na terça-feira, 26 de maio, a Série UNIRIO Musical promove a apresentação da violonista e professora do Instituto Villa-Lobos (IVL) Maria Haro, que irá executar obras latino-americanas. O concerto acontecerá na Sala Villa-Lobos (Av. Pasteur, 436, fundos, Urca), às 19h, com entrada franca.

Nascida no Uruguai e brasileira naturalizada, Maria Haro é bacharel em Música pela UNIRIO, onde estudou com Turibio Santos, e obteve em 1993 seu título de mestre em Música pela UFRJ, com a dissertação “Nicanor Teixeira: a música de um violonista-compositor brasileiro”. Desde 1990 é professora de violão na UNIRIO.

Como solista e camerista, atuou com diversos compositores brasileiros, como Nicanor Teixeira, Ricardo Tacuchian, Cláudio Santoro, Marisa Rezende, Sérgio Barbosa, Antonio Guerreiro, H.D.Korenchendler, Vera de Andrade e Arthur Verocai. Participou de obras como “Die Barock Traversa”, “Orquestra de Violões do Rio de Janeiro”, “Koellreuter 70”, “Nicanor Teixeira por 28 intérpretes”, “Concerto Louvação”, “Imagem Carioca”, “Violões da AVRIO I e II”, e em 2007 lançou seu CD “Fina Flor: Maria Haro interpreta Nicanor Teixeira”.

Conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos (1987) e participou como professora e jurada no “I Festival y Concurso Isaac Nicola” em Camaguey, Cuba (1999). Realizou o concerto inaugural do “Encuentro Internacional de Guitarra”, em Montevidéu – Uruguai, e participou das homenagens ao compositor Agustin Barrios, em San Juan Bautista, Paraguai, entre outros eventos.

O concerto encerra o mês do violão da Série UNIRIO Musical. Coordenada pelo professor Marco Tulio, a série é um espaço para apresentação da produção musical de docentes e discentes da UNIRIO, músicos de instituições parceiras e artistas convidados.

registrado em: UNIRIO Musical