código do Google analytics UNIRIO marca presença no XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas em Portugal — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO marca presença no XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas em Portugal

UNIRIO marca presença no XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas em Portugal

por Comunicação publicado 07/11/2024 20h26, última modificação 08/11/2024 13h07
O evento, que teve como tema "Desafios das Universidades em Tempos de Transição", reuniu representantes de 55 instituições de ensino superior do Brasil, Espanha e Portugal

A UNIRIO participou do XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro na Universidade do Minho, em Guimarães, Portugal. O evento, que teve como tema "Desafios das Universidades em Tempos de Transição", reuniu representantes de 55 instituições de ensino superior do Brasil, Espanha e Portugal.

Na programação, ocorreram debates sobre as iniciativas que as universidades promovem em torno de três subtemas: A Universidade e a transição digital: políticas e práticas institucionais; A Universidade e os desafios ambientais: respostas da educação superior e da pesquisa; e A Universidade no campo cultural: novas realidades, novos papéis.

A sessão de abertura contou com a presença do reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, do reitor da Universidade do Minho e presidente do Grupo Tordesilhas, Rui Vieira de Castro, do reitor da Universidade de Valladolid, Antônio Largo Cabrerizo, e da vice-reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues. 

Em seu discurso, o reitor da UNIRIO destacou os desafios que a Universidade enfrenta atualmente. "Estamos vivendo um momento de compartilhamento de horizontes e de transformação das nossas universidades. A UNIRIO, com cerca de meio século de existência, nasceu no final de um governo totalitário, período da ditadura. Apesar de nossa origem nesse contexto, nossa missão sempre foi consolidar a democracia e a responsabilidade social, superando o trauma de nosso nascimento. A diversidade de nossos estudantes, vindos de diversas regiões do país, nos impõe a necessidade de políticas de permanência e assistência para afrodescendentes e pessoas com deficiência, garantindo que não abandonem a Universidade. Precisamos de mais políticas públicas para que todos se sintam acolhidos. Os desafios se conectam à dimensão cultural, às tecnologias digitais e à transição ambiental em um contexto de emergência climática, que afeta a vida acadêmica. Precisamos lidar com as demandas culturais e os novos perfis de estudantes, compreendendo o papel das tecnologias nesse processo. Tudo isso é parte de nosso compromisso com uma universidade democrática. É um orgulho compartilhar esses novos conhecimentos com outras universidades de língua portuguesa e espanhola. Muito obrigado por nos receberem aqui", finalizou.

O professor Celso Sánchez (Escola de Educação da UNIRIO) participou da  mesa de debate sobre "A Universidade e os desafios ambientais", que aconteceu no dia 28. Sánchez explicou como foi sua participação na mesa-redonda. "Tive a oportunidade de participar de uma mesa-redonda para pensar os desafios ambientais e o papel das universidades. Apresentei as principais ações ambientais que o Projeto Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária vem desenvolvendo com as comunidades indígenas, quilombos, periferias, movimentos sociais, discutindo a urgência de se pensarem as questões ambientais em aliança com as demandas dos povos, sobretudo os mais vulneráveis às questões ambientais e sociais. Foi um debate muito rico entre as universidades”, afirmou.

Já no dia 29, as professoras Teresa Tonini e Cristiane Rodrigues da Rocha, da Escola de Enfermagem da UNIRIO,   fizeram uma apresentação sobre o Colégio Doutoral de Enfermagem. As professoras são membros do Colégio Doutoral de Tordesilhas (CDT) de Enfermagem, que tem como objetivo fortalecer a colaboração científica entre as universidades integrantes do grupo. Os CDTs consistem em associações voluntárias de universidades pertencentes ao grupo – e abertas a outras organizações governamentais ou empresariais – que “desejam desenvolver atividades de pós-graduação e/ou doutorado em programas conjuntos de pós-graduação de excelência, comprometendo-se a uma coordenação única nos complementos formativos necessários e linhas de pesquisa”. Este tipo de iniciativa permite mobilidades discentes, cotutelas de teses doutorais, publicações conjuntas e a criação de doutorados conjuntos ou múltiplos.

A coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIRIO, Vanessa Teixeira de Oliveira, também presente no evento, relatou a importância da participação da UNIRIO no Encontro. "Este XXIII Encontro foi especial, pois o nosso reitor, pela primeira vez, participou do Encontro anual do Grupo, reafirmando a nossa liderança na Coordenação do Tordesilhas junto às universidades brasileiras, desde a fundação do Grupo", afirmou.

O Encontro terminou com a realização da Assembleia Geral e com a inclusão de mais três universidades na rede: Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal de Rondônia.

Grupo Tordesilhas:

O Grupo Tordesilhas, fundado em 2000, é uma rede de cooperação entre universidades brasileiras, espanholas e portuguesas, promovendo a colaboração científica e educacional por meio de iniciativas, como a criação de colégios doutorais. Atualmente, o grupo conta com 24 universidades brasileiras, 21 espanholas e 10 portuguesas.

Para mais informações sobre o Grupo Tordesilhas, acesse Grupo Tordesilhas

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio