Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO marca presença no Festival da Ciência pelo Clima com projetos de destaque em ecologia aquática

UNIRIO marca presença no Festival da Ciência pelo Clima com projetos de destaque em ecologia aquática

por Comunicação publicado 13/11/2025 12h22, última modificação 13/11/2025 13h52
A Universidade estará representada por quatro grupos de pesquisa que atuam nas áreas de ecologia aquática, limnologia, biologia marinha e educação ambiental
A UNIRIO participará da edição 2025 do Festival da Ciência pelo Clima, promovido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SMCT), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontece nos dias 14 e 15 de novembro, das 10h às 18h, na Quinta da Boa Vista – Imperial de São Cristóvão, com entrada gratuita.
O Festival reúne 21 instituições de ensino, pesquisa e inovação, que apresentarão projetos, experiências imersivas, jogos e atividades interativas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e à promoção de soluções sustentáveis para o futuro do planeta.
Entre os participantes, a UNIRIO estará representada por quatro grupos de pesquisa que atuam nas áreas de ecologia aquática, limnologia, biologia marinha e educação ambiental, levando ao público um panorama das ações de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidas na Universidade.
----------------------------
1) Grupo de Pesquisa do Laboratório de Ictiologia Teórica e Aplicada (LICTA)
  Instagram: @licta_unirio
Coordenado pelo professor Luciano Neves dos Santos, do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos (DERM), o LICTA/UNIRIO levará ao evento parte de sua coleção didática de peixes e crustáceos de ecossistemas fluminenses.
 O grupo apresentará o Guia Ilustrado de Peixes e Crustáceos da Lagoa Rodrigo de Freitas, lançado em 2025, que estará disponível por meio de QR Code para download gratuito. O estande contará também com banners, materiais educativos e jogos interativos voltados à conscientização ambiental.
----------------------------
2) Grupo de Pesquisa do Laboratório de Ecologia Marinha (ECOMAR) 
  Instagram: @ecomar.unirio
Coordenado pela professora Tatiana Cabrini, o ECOMAR/UNIRIO atua em pesquisas sobre bioindicadores e impactos ambientais em praias arenosas e ecossistemas costeiros, com foco na conservação da biodiversidade marinha.
No Festival da Ciência, o grupo apresentará resultados do projeto “Emerita brasiliensis como espécie guarda-chuva de praias: uma abordagem multidisciplinar”, que investiga o tatuí, espécie icônica de praias arenosas, como indicador ambiental e símbolo de conservação desses ecossistemas.
O público poderá conhecer o jogo de tabuleiro autoral “Trilha Ecomar”, que aborda conteúdos sobre os ecossistemas costeiros, destacando sua fauna e flora, os impactos negativos que sofrem e as possíveis soluções para sua preservação.
Além disso, o ECOMAR levará livros autorais sobre educação ambiental, fauna de coleção zoológica e pôsteres que apresentam a biodiversidade de praias arenosas e as principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo.
----------------------------
3) Grupo de Pesquisa em Ecologia Aquática Experimental e Aplicada (GPEC)
  Instagram: @gpec.unirio
Coordenado pela professora Raquel de Almeida Ferrando Neves, o GPEC/UNIRIO apresentará dois projetos:
Projeto PlastiTox — Investiga a contaminação por microplásticos em ecossistemas aquáticos do Rio de Janeiro, avaliando seus efeitos sobre peixes, mexilhões e ouriços-do-mar. A pesquisa já identificou a presença desses poluentes em diferentes pontos da cidade e foi reconhecida com o Prêmio Para Mulheres na Ciência (L’Oréal Brasil/ABC/UNESCO).
Projeto PlastiCoast — Desenvolverá atividades lúdicas e de educação ambiental com crianças e adultos, mostrando como os microplásticos se formam e se acumulam na cadeia alimentar. O grupo também disponibilizará um livro digital gratuito sobre o tema, além de maquetes, pôsteres e banners educativos. Esse projeto de extensão é formado por professores da área de Biologia da UNIRIO.
----------------------------
4) Projeto de Pesquisa e Inovação  Limnocontrol, constituído por onze pesquisadores do IBIO-UNIRIO, abordará a problemática da recente invasão de ecossistemas de água doce do Rio de Janeiro pelo mexilhão-dourado, proveniente da Ásia. O projeto levará jogos lúdicos, aquário com mexilhões-dourado, microscópio para observação de fases larvais, régua do crescimento do mexilhão-dourado com conchas de diferentes tamanhos e conchas de bivalves nativos do Rio de Janeiro.
----------------------------
Sobre o evento
O Festival da Ciência pelo Clima ocorre em um momento de debates globais sobre o aquecimento do planeta — coincidindo com a realização da COP30, em Belém (PA).
Com entrada gratuita, o Festival contará com exposições, jogos educativos, rodas de conversa e apresentações culturais, reunindo ciência, inovação, cultura e participação social em um mesmo espaço.
 Serviço:
  14 e 15 de novembro de 2025
  Quinta da Boa Vista – Imperial de São Cristóvão
  Das 10h às 18h
  Entrada gratuita
  Confira a programação completa: @festivaldaciencia no Instagram.

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio