UNIRIO marca presença no Festival da Ciência pelo Clima com projetos de destaque em ecologia aquática
A Universidade estará representada por quatro grupos de pesquisa que atuam nas áreas de ecologia aquática, limnologia, biologia marinha e educação ambiental
A UNIRIO participará da edição 2025 do Festival da Ciência pelo Clima, promovido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SMCT), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontece nos dias 14 e 15 de novembro, das 10h às 18h, na Quinta da Boa Vista – Imperial de São Cristóvão, com entrada gratuita.
O Festival reúne 21 instituições de ensino, pesquisa e inovação, que apresentarão projetos, experiências imersivas, jogos e atividades interativas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e à promoção de soluções sustentáveis para o futuro do planeta.
Entre os participantes, a UNIRIO estará representada por quatro grupos de pesquisa que atuam nas áreas de ecologia aquática, limnologia, biologia marinha e educação ambiental, levando ao público um panorama das ações de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidas na Universidade.
----------------------------
1) Grupo de Pesquisa do Laboratório de Ictiologia Teórica e Aplicada (LICTA)
Instagram: @licta_unirio
Coordenado pelo professor Luciano Neves dos Santos, do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos (DERM), o LICTA/UNIRIO levará ao evento parte de sua coleção didática de peixes e crustáceos de ecossistemas fluminenses.
O grupo apresentará o Guia Ilustrado de Peixes e Crustáceos da Lagoa Rodrigo de Freitas, lançado em 2025, que estará disponível por meio de QR Code para download gratuito. O estande contará também com banners, materiais educativos e jogos interativos voltados à conscientização ambiental.
----------------------------
2) Grupo de Pesquisa do Laboratório de Ecologia Marinha (ECOMAR)
Instagram: @ecomar.unirio
Coordenado pela professora Tatiana Cabrini, o ECOMAR/UNIRIO atua em pesquisas sobre bioindicadores e impactos ambientais em praias arenosas e ecossistemas costeiros, com foco na conservação da biodiversidade marinha.
No Festival da Ciência, o grupo apresentará resultados do projeto “Emerita brasiliensis como espécie guarda-chuva de praias: uma abordagem multidisciplinar”, que investiga o tatuí, espécie icônica de praias arenosas, como indicador ambiental e símbolo de conservação desses ecossistemas.
O público poderá conhecer o jogo de tabuleiro autoral “Trilha Ecomar”, que aborda conteúdos sobre os ecossistemas costeiros, destacando sua fauna e flora, os impactos negativos que sofrem e as possíveis soluções para sua preservação.
Além disso, o ECOMAR levará livros autorais sobre educação ambiental, fauna de coleção zoológica e pôsteres que apresentam a biodiversidade de praias arenosas e as principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo.
----------------------------
3) Grupo de Pesquisa em Ecologia Aquática Experimental e Aplicada (GPEC)
Instagram: @gpec.unirio
Coordenado pela professora Raquel de Almeida Ferrando Neves, o GPEC/UNIRIO apresentará dois projetos:
Projeto PlastiTox — Investiga a contaminação por microplásticos em ecossistemas aquáticos do Rio de Janeiro, avaliando seus efeitos sobre peixes, mexilhões e ouriços-do-mar. A pesquisa já identificou a presença desses poluentes em diferentes pontos da cidade e foi reconhecida com o Prêmio Para Mulheres na Ciência (L’Oréal Brasil/ABC/UNESCO).
Projeto PlastiCoast — Desenvolverá atividades lúdicas e de educação ambiental com crianças e adultos, mostrando como os microplásticos se formam e se acumulam na cadeia alimentar. O grupo também disponibilizará um livro digital gratuito sobre o tema, além de maquetes, pôsteres e banners educativos. Esse projeto de extensão é formado por professores da área de Biologia da UNIRIO.
----------------------------
4) Projeto de Pesquisa e Inovação Limnocontrol, constituído por onze pesquisadores do IBIO-UNIRIO, abordará a problemática da recente invasão de ecossistemas de água doce do Rio de Janeiro pelo mexilhão-dourado, proveniente da Ásia. O projeto levará jogos lúdicos, aquário com mexilhões-dourado, microscópio para observação de fases larvais, régua do crescimento do mexilhão-dourado com conchas de diferentes tamanhos e conchas de bivalves nativos do Rio de Janeiro.
----------------------------
Sobre o evento
O Festival da Ciência pelo Clima ocorre em um momento de debates globais sobre o aquecimento do planeta — coincidindo com a realização da COP30, em Belém (PA).
Com entrada gratuita, o Festival contará com exposições, jogos educativos, rodas de conversa e apresentações culturais, reunindo ciência, inovação, cultura e participação social em um mesmo espaço.
Serviço:
14 e 15 de novembro de 2025
Quinta da Boa Vista – Imperial de São Cristóvão
Das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação completa: @festivaldaciencia no Instagram.

Portal de Periódicos








