UNIRIO manifesta à Justiça os obstáculos para avanço no retorno presencial das aulas
A UNIRIO encaminhou à Justiça nesta segunda-feira, 8 de novembro, ofício manifestando os obstáculos para avanço no retorno presencial das aulas, conforme determinado por decisão judicial (Agravo de Instrumento) e pelo Parecer de Força Executória expedido em 28 de outubro pela Procuradoria Federal.
No documento, assinado pelo reitor Ricardo Silva Cardoso, a Universidade expõe dificuldades orçamentárias e logísticas para que a totalidade das aulas seja retomada de forma presencial. Será necessária uma reorganização orçamentária para o retorno presencial, "incluindo novos e inesperados custos", como destaca o texto.
Os recursos previamente destinados ao Restaurante Universitário, cantinas e transporte intercampi, por exemplo, foram remanejados para a aquisição de equipamentos eletrônicos, no sentido de viabilizar as aulas remotas.
O ofício relaciona outros obstáculos importantes no que se refere aos estudantes, como o fato de grande parte dos discentes estar imunizada apenas com a primeira dose da vacina contra Covid-19. Além disso, parcela significativa dos alunos retornou para seus Estados/municípios de origem, necessitando de um prazo maior para organizar a volta ao Rio de Janeiro.
Outro ponto apontado como fundamental é o restabelecimento do Passe Livre Universitário, da Secretaria Municipal de Transportes/Prefeitura do Rio de Janeiro.
"O retorno das atividades necessita ser balizado na efetivação da nova situação exposta, para que o crescimento exponencial de trancamentos de matrícula não se torne uma indesejada realidade", alerta o reitor.