código do Google analytics UNIRIO lança nova identidade visual — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO lança nova identidade visual

UNIRIO lança nova identidade visual

por Comunicação publicado 28/11/2023 10h00, última modificação 29/11/2023 08h45
Grupo de trabalho usou parâmetros técnicos para atualizar, modernizar e padronizar a marca reconhecida há 40 anos

A UNIRIO criou sua identidade visual. Algumas unidades já vinham utilizando a nova marca, mas agora a Universidade entra em fase final de uniformização, atualizando as principais aplicações da Instituição, como portal, redes sociais, sites e sistemas da UNIRIO, atos oficiais, dentre outras peças impressas.

"O projeto durou três anos. Começou na Coordenadoria de Comunicação Social (Comso) em 2018 e culminou na formação de um grupo de trabalho formado por cinco designers, todos excelentes profissionais, entre técnicos-administrativos e também docentes do Centro de Letras e Artes (CLA) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Buscamos um resultado tecnicamente embasado para entregar pela primeira vez na UNIRIO um sistema completo de identidade visual, incluindo a marca completa com logotipo, paleta de cores, tipografia institucional e grafismo de apoio. No logotipo, cada letra da parte textual da marca foi desenhada personalizadamente", explicou Bruno Tostes de Aguiar, que coordenou o grupo de trabalho.

O GT contou ainda com as participações de Luiz Henrique Sá, professor do CLA, José Ricardo Cereja, docente do CCET, Daniela Molisani, programadora visual da Coordenadoria de Educação a Distância (Cead), e Carolina Rita Machay de Oliveira, web-designer da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). A equipe tinha como diretriz desenvolver um sistema que pudesse ser aplicado em qualquer tipo de peça, fosse impressa, digital, em grande escala, muito reduzida, e em qualquer tipo de fundo.

"O resultado final entregue pelo GT refletiu todo esse levantamento, entregando a versão de marca reconhecida pela comunidade, porém aprimorada e modernizada. Nas fases iniciais do projeto, foram realizados levantamentos de dados que embasaram todas as decisões até o resultado. Vimos que existia um símbolo forte que perdurava há 40 anos, pois a primeira marca da UNIRIO foi criada em 1980, mas também que coexistiam na Universidade diversas versões da marca, distorcendo esse símbolo. Fizemos uma pesquisa em 2019 com a comunidade para orientar qual era a mais forte dessas versões", descreveu Bruno, traçando uma retrospectiva do trabalho do GT.

"Também criamos, pela primeira vez na UNIRIO, um Manual de Identidade Visual para ser consultado por toda a comunidade interna e externa, a fim de que a identidade visual possa ser aplicada de forma coerente, consistente e sustentada, em todas as aplicações da Universidade", complementou, enfatizando a importância de toda a comunidade se engajar no uso de uma só identidade, para que ela impacte de fato a imagem da Instituição.

Divulgação peças identidade visual

O  Manual de Identidade Visual  e o Guia rápido de aplicação, essenciais para se criar e implementar corretamente as peças e marcas da UNIRIO, estão disponíveis no site da Comso. Também podem ser baixados vários arquivos das aplicações da identidade visual atualizada, como o modelo de apresentação de slides, timbrados oficiais, fundo para reuniões virtuais e kit para redes sociais, em www.unirio.br/comunicacaosocial/identidade-visual-unirio. Estão disponíveis ainda as carteiras de estudante e funcional, que podem ser encontradas no Portal de Identidade da UNIRIO no link id.unirio.br.