Pró-Reitoria de Graduação planeja o lançamento da primeira etapa do projeto UNIRIO de Portas Abertas
Na última terça-feira (13), uma reunião coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) estabeleceu o planejamento para o lançamento da primeira etapa do projeto UNIRIO de Portas Abertas. O objetivo inicial será ampliar o apoio aos candidatos vestibulandos em vulnerabilidade social de forma preparatória aos momentos de inscrição e recursos do Sisu.
Participaram da reunião a pró-reitora de Graduação, Luana Aquino; o coordenador de Acompanhamento e Avaliação, Eduardo Duarte; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Gustavo Naves; a diretora da Escola de Serviço Social, Morena Marques; a representante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, Ana Paula Sciammarella; e o representante do Diretório Central do Estudantes (DCE), Eduardo Lorram.
A ideia do projeto é dar prosseguimento à política de inclusão de candidatos em vulnerabilidade social iniciada no segundo semestre de 2023, com o Plantão CAEG. A iniciativa tinha como objetivo esclarecer dúvidas dos vestibulandos, bem como oferecer suporte de equipamentos de informática para realização de inscrição no Sisu de candidatos com o perfil em questão.
A proposta agora é aprofundar tal ação, com um projeto que contemple a ida da equipe do projeto e multiplicadores a pré-vestibulares comunitários e escolas públicas, treinando alunos da UNIRIO para elucidar as principais dúvidas dos candidatos. Outra proposta surgida durante a reunião foi a de receber os jovens na UNIRIO para um simulado de inscrição no Sisu.
Para ampliar o alcance das ações desenvolvidas, o projeto pretende apostar na produção de vídeos que possam ser transmitidos em um maior número de escolas e pré-vestibulares. Em uma segunda etapa - após a realização de estudos sobre as taxas de ocupação, retenção e evasão - o UNIRIO de Portas Abertas pretende disponibilizar materiais que valorizem os cursos de graduação da UNIRIO e deem maior visibilidade a eles.
Por sugestão do DCE, o material institucional poderá contar com a participação dos próprios alunos abordando os diferenciais dos seus cursos, bem como informações sobre a inserção no mundo do trabalho sob a perspectiva dos jovens.