UNIRIO irá conceder títulos honoríficos em reconhecimento a contribuições de quatro homenageados
Na próxima sexta-feira (8), a UNIRIO realizará uma cerimônia solene para a entrega de títulos honoríficos a quatro personalidades que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação. O evento, que ocorrerá a partir 10h no Auditório Vera Janacópulos, concederá os títulos de professora emérita à Icléia Thiesen, professor benemérito a William César Machado, e doutor honoris causa a Marilanda Lopes de Lima e Daisaku Ikeda (in memoriam).
A solenidade é uma oportunidade para reconhecer as trajetórias excepcionais de profissionais que contribuíram significativamente para a academia, a educação e a cultura, reforçando o compromisso da UNIRIO com o aprimoramento do ensino superior e o estímulo à produção de conhecimento. A cerimônia de entrega dos títulos será aberta à comunidade acadêmica, autoridades e interessados.
A professora Icléia Thiesen é professora de Ciência da Informação do Departamento de História da UNIRIO. Dirige o Laboratório de História Oral, Informação e Documentação (LAHODOC). Entre suas principais áreas de atuação e pesquisa estão: informação, memória e História; memória institucional; documentos sensíveis; produção, recuperação e acesso à informação; mediações e usos sociais dos saberes e da informação.
William César Machado é professor e orientador acadêmico nos programas de Pós-Graduação em Enfermagem, Enfermagem e Biociências e Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar da UNIRIO. Tem experiência na área docente e assistencial de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem, reabilitação, enfermagem fundamental, pessoas com deficiência e situações de quase morte.
Marilanda Lopes de Lima é enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UNIRIO, e mestre em Enfermagem pela Unifesp. De 1977 a 2003, foi professora assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Uerj. Entre 1992 e 1996, foi presidente fundadora da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras.
Daisaku Ikeda foi um importante líder filosófico e pacifista. Fundador da Soka Gakkai Internacional, dedicou sua vida à promoção da paz, dos direitos humanos e da educação. Seu trabalho em prol do diálogo intercultural e inter-religioso inspirou gerações de pessoas ao redor do mundo.