código do Google analytics UNIRIO inaugura laboratório de bioinformática e biologia computacional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO inaugura laboratório de bioinformática e biologia computacional

UNIRIO inaugura laboratório de bioinformática e biologia computacional

por comunicacao — publicado 07/11/2014 12h25, última modificação 12/11/2014 09h51
Professora do IB que coordenará o laboratório ministrará palestra sobre a simulação de estruturas de proteína

Simular computacionalmente o resultado estrutural de alterações genéticas sobre proteínas envolvidas em moléstias é a função das pesquisas que serão desenvolvidas no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional, que será inaugurado na próxima terça-feira, dia 11, às 18h, no campus da Reitoria.

Após o descerramento da placa, a coordenadora do Grupo de Pesquisa (GP) em Bioinformática e Biologia Computacional, Joelma Mesquita, ministrará na Sala dos Conselhos palestra sobre a simulação de estruturas de proteína. “Com esse espaço vamos poder realizar mais pesquisas e envolver mais alunos, incentivando-os a permanecerem na UNIRIO para cursar também a pós-graduação”, ressalta a professora.

O laboratório terá quatro computadores que farão o acesso dos dados armazenados pelo servidor do GP, que conta com 24 terabytes (o equivalente a 1.024 gigabytes) de memória. Atualmente, o grupo é composto por 12 alunos, de graduação e mestrado, e duas professoras do Instituto Biomédico: Joelma e Ana Teresa Dumans.

O campus da Reitoria se localiza na Av. Pasteur, 296, Urca.

registrado em: IB, Pesquisa