UNIRIO inaugura laboratório de bioinformática e biologia computacional
Simular computacionalmente o resultado estrutural de alterações genéticas sobre proteínas envolvidas em moléstias é a função das pesquisas que serão desenvolvidas no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional, que será inaugurado na próxima terça-feira, dia 11, às 18h, no campus da Reitoria.
Após o descerramento da placa, a coordenadora do Grupo de Pesquisa (GP) em Bioinformática e Biologia Computacional, Joelma Mesquita, ministrará na Sala dos Conselhos palestra sobre a simulação de estruturas de proteína. “Com esse espaço vamos poder realizar mais pesquisas e envolver mais alunos, incentivando-os a permanecerem na UNIRIO para cursar também a pós-graduação”, ressalta a professora.
O laboratório terá quatro computadores que farão o acesso dos dados armazenados pelo servidor do GP, que conta com 24 terabytes (o equivalente a 1.024 gigabytes) de memória. Atualmente, o grupo é composto por 12 alunos, de graduação e mestrado, e duas professoras do Instituto Biomédico: Joelma e Ana Teresa Dumans.
O campus da Reitoria se localiza na Av. Pasteur, 296, Urca.