UNIRIO inaugura Laboratório de Pesquisa Multiusuário
Na última quinta-feira (28) foi inaugurado o novo Laboratório de Pesquisa Multiusuário 01 (LPM-01). O Laboratório fica localizado dentro do Instituto Biomédico, no quarto andar do Bloco A. Coordenado pelo professor Rafael Braga, o LPM-01 tem como objetivo fornecer um ambiente multiusuário que atenda as demandas por equipamentos de médio porte para atividades de pesquisa científica da UNIRIO e instituições parceiras.
Durante o evento, estiveram presentes o reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, o gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), Daniel Aragão, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Evelyn Orrico, e o diretor de Pesquisa Anderson Teodoro. "Tivemos todo o apoio da gestão da UNIRIO para efetivar essa obra. A ideia é espalhar esse conceito pela Universidade, de laboratórios amigáveis, que possam ser usados por todos os pesquisadores interessados", falou Rafael Braga, durante seu discurso.
"A gente acabou de aprovar uma nova Política de Pesquisa da UNIRIO, consolidada nos últimos anos, e que prevê quatro programas: uma política de fomento para quem chega na Universidade - que é o Programa Instalação - , o Programa Pesquisador, para pesquisadores de ponta, os programas de apoio à publicação, e agora o Programa de Infraestrutura, do qual a reforma do Laboratório do professor Rafael faz parte. Após este Laboratório, já foram reformados também outros dois laboratórios de multiusuários", explicou o diretor de Pesquisa Anderson Teodoro.
Um aporte de dois milhões de reais feito pelo Ministério da Educação possibilitou a compra dos aparelhos e reagentes do Laboratório. Entre os itens, estão: HPLC com detectores de absorbância e injetor automático, qRT-PCR, extrator de ácidos nucleicos, centrífuga de bancada refrigerada, ultrafreezer, microscópio de fluorescência automatizado, espectrofotômetros leitores de placa e cubetas.