código do Google analytics UNIRIO inaugura Laboratório Anatômico e Centro de Cirurgia Experimental — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO inaugura Laboratório Anatômico e Centro de Cirurgia Experimental

UNIRIO inaugura Laboratório Anatômico e Centro de Cirurgia Experimental

por diogo.martins publicado 13/09/2013 14h00, última modificação 18/09/2013 13h09
O espaço, totalmente recuperado, será usado nas disciplinas de Anatomia e Técnicas Operatórias, e oferecerá melhores condições para a formação dos estudantes da área Biomédica.

Após um ano e meio de obras, foram inaugurados na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, o novo Laboratório Anatômico e o Centro de Cirurgia Experimental do Instituto Biomédico (IB) da UNIRIO. O espaço, que foi totalmente recuperado, conta agora com salas refrigeradas, equipamentos de aço inoxidável e uma câmara frigorífica mais moderna – o que proporcionará melhores condições para a formação dos estudantes dos cursos da área Biomédica.

A cerimônia de inauguração contou com a participação do reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca; do diretor do IB, Marcelo Sampaio; do professor Rossano Kepler, responsável pela disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental; do professor Ulisses Linhares, responsável pela disciplina de Anatomia; e do médico e ex-reitor Pietro Novelino, que dá nome ao Centro de Cirurgia Experimental.

Ex-professor de Estatística do Instituto Biomédico, o reitor Luiz Pedro Jutuca externou a satisfação de inaugurar o novo anatômico. “É muito gratificante inaugurar um espaço que vai tornar melhores e mais dignas as condições de estudo dos nossos estudantes de Anatomia”, disse.

Uma das salas utilizadas para os estudos da anatomia humana

O professor Ulisses Linhares fez um retrospecto das condições estruturais do anatômico, que, após um longo período de precariedade, chegou à situação extrema de ser interditado, há cerca de três anos. “Pela primeira vez em 100 anos os alunos não tiveram como dissecar. Não havia peças nem o mínimo de condições para as práticas anatômicas”, contou.

Segundo o professor, após a decisão da Reitoria de investir na reforma do anatômico, foram muitas as dificuldades enfrentadas até a inauguração desta sexta-feira. “Não foi nada fácil. Aulas foram dadas nos corredores do Instituto Biomédico. Tivemos que alocar os cadáveres no estacionamento. Houve muitas críticas, dentro e fora da Universidade, mas não havia alternativa. E hoje podemos ver o resultado.”

Com a abertura do Centro de Cirurgia Experimental, as disciplinas de Técnicas Operatórias e Anatomia voltam a se juntar, após 30 anos, como destacou o professor Rossano Kepler. “É uma grande satisfação ver esse movimento”, disse.

Para o diretor do IB, a inauguração reflete o esforço da gestão e também dos professores, técnicos-administrativos e estudantes. “O novo espaço, assim como o Instituto Biomédico, tem um caráter multiprofissional, e atenderá a toda a área de Saúde da UNIRIO, com foco na qualidade dos profissionais que estão sendo formados”, observou Marcelo Sampaio.

Reconhecimento

Durante a cerimônia, foi prestada homenagem póstuma ao professor Jair Pereira Ramalho, que por muitos anos foi titular da disciplina de Anatomia. A principal sala do novo anatômico foi batizada com o nome do antigo docente da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC). Também foram homenageados professores atuais e aposentados da EMC, além do ex-reitor Pietro Novelino.

registrado em: IB