código do Google analytics UNIRIO inaugura Galeria dos Reitores — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO inaugura Galeria dos Reitores

UNIRIO inaugura Galeria dos Reitores

por comunicacao — publicado 20/12/2017 14h20, última modificação 02/01/2018 08h17
Exposição homenageia todos os dirigentes que já estiveram à frente da Universidade desde sua fundação, em 1969

Todos os dirigentes da UNIRIO desde sua fundação, em 1969, foram homenageados na manhã desta quarta-feira, dia 20, na inauguração da Galeria dos Reitores. As fotografias dos oito ex-reitores da Universidade, além do atual, Luiz Pedro San Gil Jutuca, ficarão permanentemente expostas no prédio da Reitoria, na Urca.

Jutuca destacou a trajetória da Instituição e seus dirigentes. “É uma honra ser reitor da UNIRIO neste momento de inauguração de um espaço que dará visibilidade àqueles que contribuíram para consolidar e enaltecer a nossa Universidade”, comemorou.

O ex-reitor Sérgio Luiz Magarão, que esteve à frente da UNIRIO entre 1992 e 1996, ressaltou a resistência da Instituição diante dos problemas enfrentados ao longo dos anos. “Como ex-aluno da Escola de Medicina, tive a oportunidade de participar da vida na Universidade com todos os reitores que aqui estão”, ressaltou. “As dificuldades sempre foram muito grandes, o Ministério da Educação nos abandonou com frequência. A UNIRIO só sobreviveu até hoje por conta de nossos professores e funcionários técnico-administrativos”.

Pietro Novellino, reitor entre 2000 e 2004, elogiou a iniciativa de criação da galeria. “No futuro, quem vier visitar a nossa Universidade vai conhecer um pouco de sua história e daqueles que contribuíram para o seu desenvolvimento”, salientou.

Dirigente da UNIRIO entre 2004 e 2011, a professora Malvina Tania Tuttman relembrou o momento de sua eleição. “Ao lado dessa foto estão muitas pessoas: estudantes, professores, técnicos”, ressaltou. Para ela, a imagem hoje exposta representa “um coletivo que possibilitou que uma mulher pedagoga fosse a primeira reitora da Universidade e a primeira reitora pedagoga do Brasil”, em um meio em que outras áreas, como a Medicina, eram tradicionalmente mais valorizadas.

Na cerimônia também estiveram presentes familiares de ex-reitores que colaboraram para construir a história da UNIRIO. O médico Hans Fernando Rocha Dohmann representou seu pai, professor Hans Jürgen Fernando Dohmann, reitor entre 1996 e 2000. Também participaram do evento a professora Sônia Kaminitz, filha de Osmar Teixeira Costa, reitor de 1988 a 1992; a chefe do Museu de Folclore Edison Carneiro, Elizabeth Bittencourt Paiva Pougy, representando seu pai, José Maria Bezerra Paiva, que esteve à frente da Universidade entre 1974 e 1977; e a professora Carmen Soares de Meirelles Saramago, neta de Alberto Soares de Meirelles, que presidiu a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara (Fefieg) entre 1969 e 1974.

Da esquerda para a direita: Luiz Pedro San Gil Jutuca; Sônia Kaminitz; Carmen Saramago; Pietro Novellino; Sérgio Magarão e Malvina Tuttman (Foto: Comso)