UNIRIO fortalece parcerias com o México em encontro da Andifes com a Anuies, a associação mexicana
A UNIRIO, representada pelo reitor José da Costa Filho e pela coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Vanessa Teixeira de Oliveira, participou no início de setembro da missão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na Cidade do México. O Encontro Universitário México-Brasil foi realizado a convite da entidade mexicana equivalente à Andifes, a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (Anuies). A meta do Encontro era fomentar o diálogo e a colaboração entre as universidades dos dois países, com o fortalecimento do intercâmbio acadêmico, inclusive com a criação de cátedras universitárias conjuntas. A UNIRIO efetivamente avançou em acordos, parcerias e integrações com instituições de ensino superior e de pesquisa mexicanas.
Além da programação geral do Encontro, que reuniu entre 2 e 4 de setembro 17 universidades brasileiras de todas as regiões do país, além de 35 instituições mexicanas, Da Costa e Vanessa também realizaram encontro bilateral na Universidade Autônoma do México (Unam), com o reitor Leonardo Lomelí Vanegas e o coordenador de Relações e Assuntos Internacionais, William Lee Alardín. Dentro da programação geral do Encontro Universitário México-Brasil, foram feitas visitas às Faculdades de Medicina e de Economia da Unam. Nesta última, o secretário-geral da União de Universidades da América Latina e do Caribe (Udualc), Roberto Escalante Semerena, apresentou essa rede, fundada em 1949 e tendo atualmente 236 universidades afiliadas, de 24 países. A UNIRIO a identificou como promissora para sua política de internacionalização e particularmente para o objetivo de estreitar laços com universidades latino-americanas.
No segundo dia do Encontro, na sede da Anuies, Da Costa assinou acordo de cooperação acadêmica internacional da UNIRIO com o reitor da Universidade Veracruzana, Martín Gerardo Aguilar Sánchez. Esta universidade era estratégica, em função de ações anteriores já realizadas pela professora Adriana Alvim, do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO. Por indicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), a UNIRIO iniciou tratativa com a Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (Buap) também durante o evento. A ex-embaixadora mexicana no Brasil Beatriz Paredes Rangel, que será recepcionada no Rio de Janeiro pela UNIRIO no próximo sábado, dia 26, observou em sua fala no Encontro Universitário México-Brasil que o orçamento para a ciência não pode ser reduzido e que é fundamental justamente defender a educação superior pública e ampliar os programas de cooperação e mobilidade universitárias, sugerindo inclusive a criação de um modelo de intercâmbio latino-americano similar ao programa Erasmus, em funcionamento na Europa.
“Foi muito forte para mim ter contato com a perspectiva de dirigentes de instituições mexicanas e ter podido ouvir a Beatriz Paredes, ex-senadora e ex-embaixadora mexicana no Brasil. A fala dela no início oficial do encontro pareceu comover fortemente o conjunto de representantes de universidades brasileiras que estavam no México, país com uma história e uma cultura absolutamente exuberantes e que se mostra um parceiro potencial da maior importância para o Brasil em âmbito geopolítico. O encontro organizado pela Andifes e pela Anuies colabora significativamente para o fortalecimento das relações sul-sul na região da América Latina com foco na educação superior socialmente referenciada”, festejou o reitor da UNIRIO.
Da Costa e Vanessa Oliveira com o reitor da Unam e os diretores do Ciesas
No terceiro dia da viagem ao México, Da Costa e Vanessa foram ao Centro de Investigações e Estudos Superiores em Antropologia Social (Ciesas), que havia sido apontado como estratégico para a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (CRI) pela professora Cláudia Miranda, da Escola de Educação da UNIRIO. No encontro com Carlos Macías e Francisco Fernández De Castro, diretor-geral e diretor de Relações Interinstitucionais do Ciesas, foi assinado um memorando de entendimento. No documento, é prevista a colaboração em iniciativas referentes a publicações conjuntas, mobilidade acadêmica e estudantil, pesquisa colaborativa, educação digital, formação de pesquisadores e troca de informação científica sobre as áreas de interesse comum. Como o Ciesas destacou em suas redes sociais, foram percebidos no encontro interesses comuns em saúde coletiva, estudos afrodescendentes, estudos de gênero, turismo social e museografia, além de ações de inclusão e acessibilidade.
“Fiquei superentusiasmado com os diálogos institucionais da gente daqui da UNIRIO com algumas das universidades mexicanas, como a Universidade Veracruzana, e também com institutos de pesquisa, como o Ciesas. Esses diálogos bilaterais foram especialmente fortes porque foram organizados por nossa coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, a professora Vanessa Oliveira, a partir do conhecimento específico de interações anteriores de pesquisadores da UNIRIO com colegas mexicanos. Os acordos de cooperação internacional ganham uma força extraordinária quando estão fundados em investigações concretas que envolvem professores, estudantes de pós-graduação e mesmo de graduação de instituições dos dois países”, avaliou Da Costa.
"Todo o processo de preparação desta missão foi muito estimulante, pois nos possibilitou conhecer ações e projetos de nossos professores, de áreas diversas, que nos demonstram claramente que universidades e centros de pesquisa mexicanos despontam como parceiros estratégicos para nossa internacionalização. Voltamos com a tarefa de criar agendas em comum, e estamos à disposição de quem queira se somar e saber mais sobre nossas ambições", complementou a coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIRIO, Vanessa Teixeira de Oliveira.
Delegação da Andifes, no campus da Universidade Autônoma do México (Unam)