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UNIRIO adere a protocolo de cooperação com povos indígenas e quilombolas

por Comunicação publicado 18/08/2025 21h37, última modificação 19/08/2025 00h09
Documento estabelece compromissos para o desenvolvimento de ações que valorizem o conhecimento tradicional e os direitos dessas comunidades

A UNIRIO aderiu a um protocolo de intenções voltado ao fortalecimento da presença dos povos indígenas e quilombolas nas instituições federais de ensino do Rio de Janeiro. O reitor José da Costa assinou o documento na última sexta-feira (15), em evento ocorrido durante o primeiro Fórum de Educação Superior para Povos Indígenas e Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

O protocolo estabelece compromissos conjuntos para o desenvolvimento de ações acadêmicas, culturais e sociais que valorizem o conhecimento tradicional, a diversidade e os direitos dessas comunidades. O documento ainda prevê a constituição de políticas de apoio à entrada e permanência voltadas e esses públicos.

Além da UNIRIO, também farão parte do acordo a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)  e o Instituto Federal Fluminense (IFF).

O protocolo prevê a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão em parceria com organizações representativas indígenas, incluindo programas de formação, apoio a estudantes e incentivo a projetos que articulem saberes acadêmicos e tradicionais. Entre os objetivos centrais estão a promoção da cidadania, a sustentabilidade e a defesa do patrimônio cultural e ambiental, em consonância com as demandas apresentadas pelos povos originários.

A assinatura do acordo contou com a presença de representantes das universidades e de lideranças indígenas e quilombolas, que destacaram a importância da construção de um espaço institucional aberto à escuta e à valorização das diferentes formas de conhecimento. 


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