UNIRIO firma convênio para oferta de cursos de especialização em parceria com o Ministério do Turismo
No último dia 23 de março, a UNIRIO assinou um convênio para a realização de cursos de Especialização Técnica em Atrativos Naturais e em Atrativos Culturais, a serem ofertados na região Sudeste, em parceria com o Ministério do Turismo.
A iniciativa é voltada a guias de turismo habilitados no Cadastur, sistema federal de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O objetivo dos cursos é capacitar esses profissionais para a prestação de serviços mais qualificados, com a identificação de novos atrativos culturais e naturais e/ou melhor entendimento daqueles já reconhecidos.
O projeto, aprovado em edital do Ministério, é coordenado pelas professoras Izabel De Faria e Tânia Omena, diretora e vice-diretora da Escola de Turismo da UNIRIO. A certificação aos participantes dos cursos será feita pela Universidade, que terá apoio da associação OSC Ser Especial.
"O edital atende à política do Ministério de qualificação dos profissionais de Turismo. A macrorregião Sudeste é a que apresenta o maior número de guias com Cadastur e um dos maiores volumes de atrativos turísticos", destaca Izabel.
A formação terá duração de 12 meses e incluirá aulas teóricas e práticas, totalizando 200 horas. A previsão é que os cursos tenham início no mês de maio.
Outras três instituições públicas participam do projeto, com a oferta de cursos nas demais regiões do país: Universidade Federal do Tocantins (macrorregiões Norte e Centro-Oeste), Universidade Federal da Paraíba (macrorregião Nordeste) e Instituto Federal do Paraná (macrorregião Sul).
Na foto, a professora Izabel De Faria; o presidente da Ser Especial, Mario Tuci; o reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso; e a professora Tânia Omena, após a assinatura do convênio para a realização dos cursos