UNIRIO e Universidade Eduardo Mondlane iniciam primeira disciplina do acordo de cooperação Brasil e Moçambique
Nesta segunda-feira, 14 de abril, tem início a primeira disciplina vinculada ao Acordo de Cooperação Mútua firmado entre a UNIRIO e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Maputo – Moçambique. O acordo, firmado em 2023 e com validade até 2028, marca uma importante parceria entre as duas instituições, com foco na internacionalização do ensino, mobilidade acadêmica e produção de conhecimento entre Brasil e Moçambique.
A disciplina, intitulada “Confluências entre Brasis e Moçambiques: performances, patrimônios, corporeidades e sonoridades”, será ofertada simultaneamente para os cursos de graduação e pós-graduação. Com carga horária de 45 horas, os encontros acontecerão às segundas-feiras, das 14h às 17h (horário de Brasília), pela plataforma Zoom, e seguirão até o dia 28 de julho.
A proposta da disciplina integra 14 docentes – sendo oito da Universidade Eduardo Mondlane e seis da UNIRIO – e abordará temas como línguas bantas, literatura e oralidades, patrimônio imaterial, sonoridades e performance musical, além de corporeidades e performances teatrais.
A iniciativa já conta com 70 estudantes inscritos de diversas instituições brasileiras, incluindo Ufop, Unesp, Unifesp, USP, UFF, além de estudantes dos cursos de Teatro, Música, Letras, Biblioteconomia, entre outros, da UNIRIO.
Coordenada pela docente Juliana Manhães (Departamento de Artes e Interpretação, da Escola de Teatro/UNIRIO), a disciplina representa um novo passo na consolidação do convênio entre as universidades, que teve como marcos anteriores a realização do I Encontro Internacional Confluências Artísticas entre Brasil e Moçambique, em Maputo (2023), e do II Encontro Internacional, realizado na UNIRIO em 2024.