UNIRIO e Universidade de Parma consolidam cooperação em educação em saúde e enfermagem
Entre os dias 17 e 23 de junho, a diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Taís Vernaglia, esteve em visita à Universidade de Parma, na Itália, para discutir as metas de implementação do Acordo de Cooperação Técnica entre a UNIRIO e a instituição italiana.
A docente foi recepcionada pelo professor Antonio Bonacaro, do curso de Ciências da Enfermagem, que conduziu as atividades durante a visita. No período, a diretora ministrou dois seminários, que trataram sobre a história da EEAP e o Sistema Único de Saúde. Segundo Taís, os eventos permitiram compartilhar a trajetória da primeira escola de enfermagem do Brasil e as experiências construídas sobre as políticas públicas de saúde.
As reuniões acadêmicas foram realizadas com a professora Nadia Monacelli, diretora do Centro Universitário de Cooperação Internacional, e com o professor Stefano Bettati, diretor do Departamento de Medicina e Cirurgia. Foram discutidas as possibilidades de intercâmbio científico e tecnológico entre as instituições, a partir da apresentação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, realizadas pelos diferentes grupos de pesquisa, pelos núcleos e laboratórios.
A diretora da EEAP foi também recebida pelo reitor da Universidade de Parma, Paolo Martelli. O encontro teve como foco a importância de intensificar a parceria entre as duas instituições, por meio do desenvolvimento de cursos compartilhados e da implementação de programas de mobilidade acadêmica internacional, com vistas a articular pesquisa e inovação tecnológica interinstitucional entre os pesquisadores das universidades.
"A visita institucional e os seminários representaram um passo importante para o enriquecimento educacional e cultural dos alunos e para o início de novas sinergias institucionais entre a Universidade de Parma e a UNIRIO, com vistas a um diálogo internacional mais próximo e a uma formação de enfermagem de excelência", declarou Taís.
Professor Antonio Bonacaro, reitor Paolo Martelli e professora Taís Vernaglia (Foto: Divulgação)