UNIRIO e Instituto Benjamin Constant firmam compromisso para ampliar atendimento oftalmológico
Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, ocorreu a assinatura de um termo de compromisso entre a UNIRIO e o Instituto Benjamin Constant (IBC), centro de referência nacional na área de deficiência visual, com o objetivo de ampliar o atendimento de pacientes.
Entre os objetivos da colaboração está o pleno funcionamento da residência médica do IBC, atualmente com as atividades reduzidas. Está prevista também a realização de um mutirão, em parceria com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), para zerar a fila de pacientes do IBC à espera de cirurgias oftalmológicas.
O superintendente do HUGG, Fernando Ferry, designou o engenheiro clínico do Hospital para fazer o levantamento de todas as providências que devem ser tomadas não só para a realização do mutirão como também para que o IBC cumpra todos os requisitos técnicos para a pactuação com o SUS. "Nos responsabilizaremos pela manutenção dos equipamentos que já existem, instalações daqueles que estiverem faltando, insumos e o que mais for necessário para que a equipe médica do IBC tenha as melhores condições de trabalho possíveis", disse Ferry.
O reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, ressaltou a importância da parceria entre as instituições. “O grupo que atua nesse Hospital é dedicado e sensível às questões que permeiam a saúde. Quando soubemos da situação do IBC, fizemos uma ação forte para auxiliar na manutenção do funcionamento da Instituição. Agora nosso Hospital poderá colaborar com a diminuição das filas de espera”, observou.
Além de Jutuca e Ferry, assinaram o termo de compromisso o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber Morais.
(Com informações do Instituto Benjamin Constant e de Felipe Monteiro, da Ebserh/HUGG)