código do Google analytics UNIRIO assina Acordo de Cooperação inédito com Universidade de Michigan — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO assina Acordo de Cooperação inédito com Universidade de Michigan

UNIRIO assina Acordo de Cooperação inédito com Universidade de Michigan

por comunicacao — publicado 28/09/2012 00h00, última modificação 14/07/2015 12h23

Nesta quinta-feira, 27 de setembro, um acordo de mútua cooperação selou a parceria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com uma das melhores instituições de ensino superior do mundo, a Universidade de Michigan, dos EUA. Os reitores Luiz Pedro San Gil Jutuca, da UNIRIO, e Mary Sue Coleman, de Michigan, assinaram o memorando de cooperação e promoção de diálogo acadêmico entre professores e estudantes das duas instituições, a partir do qual estão previstos projetos conjuntos de pesquisa, intercâmbios e organização de palestras, simpósios e seminários, entre outras atividades. É o primeiro acordo formalizado pela instituição norte-americana com uma universidade federal brasileira.

“A iniciativa de firmar esse acordo decorre da excelente posição que a Universidade de Michigan tem na oferta de um ensino superior de qualidade, de um perfil de universidade que queremos ser. Acredito que tal ação será o catalisador que irá mobilizar e estimular colegas para desenvolver ações conjuntas”, afirmou o Reitor da UNIRIO, Prof. Luiz Pedro Jutuca, destacando que o acordo representa um crescimento no seu sentido mais amplo para ambas as nações.

Apresentada pelo Pró-Reitor de Relações Internacionais da instituição norte-americana, Prof. Mark Tessler, a Reitora da Universidade de Michigan contou que a formalização de um acordo com a UNIRIO faz parte de um projeto de estreitamento de relações com a América Latina e, em especial, o Brasil. “Temos uma história em comum e uma série de questões que nos ligam a essa nação, relacionadas a temas como saúde, sustentabilidade global, e estudos ligados à pobreza e à desigualdade social, que são problemas comuns aos dois países”, ressaltou a reitora, lembrando a importância de iniciativas como a parceria entre o Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em História e Antropologia da Universidade de Michigan, anterior à assinatura do acordo. Também participaram da mesa solene o Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. José da Costa Filho, e a Coordenadora de Relações Internacionais da UNIRIO, Profa. Liliana Angel Vargas.

Na segunda parte do evento, a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Loreine Hermida, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Diógenes Pinheiro, e o Diretor de Pós-Graduação, Prof. Paulo Cavalcante, representando o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Ricardo Cardoso, apresentaram as atividades da UNIRIO relativas ao ensino de graduação, à extensão e à pós-graduação, respectivamente. O objetivo foi mostrar à comitiva de Michigan áreas de atuação e as possibilidades de parceria.

Na terceira parte do encontro, uma mesa coordenada pela Profa. Marcia Romeiro Chuva, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), apresentou os detalhes da parceria com o PPGH e a Escola de História e as perspectivas para o futuro. Entre as ações previstas, estão a realização de um seminário sobre Escravidão Contemporânea, em maio de 2013, a criação de uma revista eletrônica binacional com tradução de textos para inglês e português, e um curso de História dos Direitos Humanos, ministrada pelas docentes Keila Gringberg, da UNIRIO, e Sueann Caulfield, de Michigan. Ao final, foram mostrados os resultados do projeto “Identidades do Rio: desafios num território compartilhado”, sobre a divulgação de pesquisas ligadas à questão identitária do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes no evento a comunidade da UNIRIO, autoridades e uma delegação de funcionários e professores da Universidade de Michigan, que acompanhou a Reitora em sua primeira visita ao Brasil. Em uma semana de reuniões nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, e no Distrito Federal, a Profa. Mary Sue Coleman também assinou acordos com a Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dirigente da Universidade de Michigan desde 2002, Mary Sue Coleman está entre os dez melhores reitores de instituições de ensino superior dos Estados Unidos, segundo lista da revista Time.

registrado em: Internacionalização

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio