UNIRIO assina acordo de cooperação com Fiocruz para estudos com a lactoferrina humana
A UNIRIO assinou acordo de cooperação com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para o desenvolvimento de pesquisas com a proteína lactoferrina humana. O objetivo é investigar as aplicações biotecnológicas da lactoferrina e seus peptídeos no combate a infecções.
À frente da iniciativa está o professor Rafael Braga, coordenador do Laboratório de Bioquímica Estrutural (LBE) da UNIRIO. “Vamos expressar a lactoferrina em organismos não humanos e testar sua utilização contra diversos organismos patogênicos, como vírus e bactérias”, revela. Ele ressalta, ainda, as possibilidades de capacitação profissional e o intercâmbio de informações entre pesquisadores da UNIRIO e de Bio-Manguinhos.
Já o vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Instituto, Sotiris Missailidis, destaca a relevância da iniciativa diante do cenário atual. “Por meio de parcerias como essa, Bio-Manguinhos continua firmando seu compromisso com a saúde pública brasileira, buscando novas estratégias e soluções de enfrentamento à Covid-19”, afirma.
O acordo tem validade de dois anos, até maio de 2023, podendo ser prorrogado por igual período.