código do Google analytics UNIRIO assina acordo com Universidade de Bolonha — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO assina acordo com Universidade de Bolonha

UNIRIO assina acordo com Universidade de Bolonha

por comunicacao — publicado 21/02/2014 15h10, última modificação 24/02/2014 10h12
Convênio prevê intercâmbio acadêmico e realização de pesquisas e eventos em conjunto

A UNIRIO assinou este mês acordo de mútua cooperação com a Universidade de Bologna (Itália). O convênio prevê realização de projetos de pesquisa em conjunto, intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes universitários e organização de seminários, simpósios e colóquios cujos temas sejam de interesse mútuo.

Considerada a primeira universidade do mundo ocidental, Bolonha tem uma história que se confunde com a de grandes pensadores nos campos das ciências e das letras que se tornaram referência na cultura europeia. A instituição que hoje chamamos “universidade” começou a se formar na comuna de Bolonha no final do século XI, com mestres de gramática, retórica e lógica.

As negociações entre a UNIRIO e a Universidade de Bolonha se iniciaram em abril de 2013, quando o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca visitou a Instituição. O acordo firmado tem prazo de cinco anos.

Pela UNIRIO, participaram da assinatura a coordenadora de Relações Internacionais, Liliana Vargas, e o diretor de Pós-Graduação, Paulo Cavalcante. O reitor da Universidade de Bolonha, Ivano Dionigi, e a pró-reitora de Relações Internacionais, Carla Salvaterra, também participaram da reunião.

Diretor de Pós-Graduação da UNIRIO, Paulo Cavalcante, com vice-reitora da Universidade de Bolonha, Carla Salvaterra