Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO apresenta espetáculo 'O Inferno são os Outros', inspirado em Sartre

UNIRIO apresenta espetáculo 'O Inferno são os Outros', inspirado em Sartre

por Comunicação publicado 22/08/2025 16h57, última modificação 22/08/2025 18h53
Apresentações acontecem na Escola de Teatro, com sessões nos dias 27, 28, 29 e 30 de agosto; e 5 e 6 de setembro

 A UNIRIO irá apresentar o espetáculo O Inferno são os Outros, inspirado livremente na peça Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre. As apresentações acontecem na sala 200 da Escola de Teatro, com sessões nos dias 27 e 28 de agosto, às 19h, e sessões duplas nos dias 29 e 30 de agosto e 5 e 6 de setembro, às 19h e 21h.

A encenação propõe uma reflexão sobre as relações humanas e os processos introspectivos a partir da experiência de três personagens que, após a morte, descobrem-se confinados em um quarto sem janelas ou espelhos. No espaço de convivência forçada, Garcin, Inês e Estelle enfrentam seus crimes, desejos e contradições, evidenciando que o tormento maior não vem de castigos externos, mas da presença e do olhar do outro.

O espetáculo tem duração de 55 minutos e a lotação é limitada a 30 lugares por sessão. Os ingressos são gratuitos e distribuídos 30 minutos antes de cada apresentação, em frente à sala.

A montagem é resultado da pesquisa de Iniciação Científica do bolsista Lucas Dantas, responsável pela direção e pela adaptação dramatúrgica. A apresentação é promovida pelo projeto Estúdio Fisções: princípios e práticas para a atuação cênica viva, coordenado pelo professor Vinicius Albricker e desenvolvido no Laboratório de Estudos Vocais, Cênicos e Musicais.

O trabalho foi construído em diálogo com a pesquisa realizada no âmbito do Estúdio Fisções, que investiga como processos interiores podem ser abordados em cena sem se limitar ao corpo físico do ator. A proposta explora a noção de “sentido da extrospecção”, em que a interioridade da personagem é buscada no espaço exterior e tratada como parceira de jogo, em uma relação viva e relacional. 

Mais informações estão disponíveis no perfil do projeto no Instagram.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio