UNIRIO adota novo sistema para requisição e acompanhamento de serviços de manutenção predial
A UNIRIO implantou um novo sistema para registro e acompanhamento das solicitações de manutenção predial: o "GLPI da Manutenção Predial". A ferramenta foi desenvolvida em parceria pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) e pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), juntamente com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).
A iniciativa tem como objetivo otimizar os processos internos, conferir maior transparência às solicitações e proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente à comunidade acadêmica. A partir de agora, todas as demandas deverão ser registradas exclusivamente pelo endereço eletrônico: atendimento.unirio.br.
"O GLPI é um sistema de gestão de chamados de código aberto. A DTIC já o utiliza há bastante tempo e ele, com certeza, facilita muito o processo de abertura e controle dos chamados. No caso da manutenção predial, o sistema começou a ser usado nesta semana. Um dos principais ganhos é a manutenção de todo o histórico dos atendimentos, além de facilitar bastante a interação e comunicação tanto para o usuário que requisita, como para a equipe requisitada", explicou o analista de TI Francisco Daniel.
O pró-reitor de Administração, Jeremias Garcia, observa que o modelo anterior, fundamentado na emissão manual de Ordens de Serviço, já não atendia às exigências atuais de eficiência e controle, sendo considerado um método obsoleto para a gestão e acompanhamento de demandas. Ele acrescenta que a adoção do novo sistema também contribui para o fortalecimento da governança pública, ao permitir uma avaliação mais precisa, um direcionamento mais assertivo e um monitoramento mais eficaz da gestão.
"O acompanhamento digital traz a segurança de que o serviço solicitado terá o devido atendimento. Mesmo quando ele não puder ser realizado em um dado momento, por falta de material, ainda assim poderá ser acompanhado por todos, abrindo a possibilidade de a administração providenciar a aquisição dele diretamente por meio da própria ferramenta, automatizando os procedimentos", exemplificou o coordenador administrativo Sidney Rodrigues, acompanhando o pró-reitor.
"Quando o usuário requisita um tipo de manutenção, por exemplo, pintura ou instalação de um ar-condicionado, o formulário já faz um filtro e direciona previamente para a equipe responsável. Ou seja, facilita a distribuição de tarefas e o controle das equipes", complementou Francisco Daniel.