Oficina de Performance Afrocentrada: inscrições prorrogadas
A UNIRIO informa que as inscrições para a Oficina de Performance Afrocentrada foram prorrogadas até o dia 1º de junho. A iniciativa faz parte da pesquisa Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo e visa oferecer uma formação teórica e prática em artes performativas afrocentradas para jovens brasileiros, prioritariamente negros.
A oficina terá carga horária de 60 horas e será realizada aos sábados, das 9h às 17h, entre os dias 7 de junho e 6 de setembro de 2025, no Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA), da Escola de Teatro da UNIRIO. O programa será conduzido por um grupo de professores qualificados nas áreas de canto, dança, expressão corporal, ritmos afro-brasileiros, interpretação, cenografia e indumentária.
Baseada no método BATUCAR-DANÇAR-CANTAR, desenvolvido pelo filósofo congolês Fu Kiau e adaptado no Brasil pelo professor de teatro Zeca Ligiéro, a oficina propõe uma abordagem vivencial e ancestral das tradições afro-brasileiras. Como parte prática do curso, será montada a performance KONGO, criada pelo professor Jair Martins de Miranda.
Serão priorizados os candidatos com histórico de participação em manifestações culturais de matriz banto-congo, como candomblé angola, samba, capoeira, jongo e congada. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico.
A seleção dos participantes será divulgada em 2 de junho, e os aprovados deverão efetuar a matrícula até o dia 6 de junho. Para participar, é necessário um investimento de R$300,00 referente ao material didático.
Mais informações sobre os professores e detalhes da oficina estão disponíveis na página oficial do projeto.