Tese defendida na UNIRIO vira livro que reúne acervo fotográfico de Walter Pinto
Fruto de tese de doutorado defendida pela pesquisadora Filomena Chiaradia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o livro “Iconografia Teatral – acervos fotográficos de Walter Pinto e Eugénio Salvador” será lançado na próxima terça-feira, 5 de junho, na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro). O lançamento inicia as comemorações pelo centenário de Walter Pinto (1913-1994), principal responsável pela renovação e profissionalização do teatro de revista brasileiro, em meados do século 20.
A Companhia de Revistas Walter Pinto reinou nos palcos cariocas nos anos 1940 e 50, com espetáculos estrelados por ícones do nosso teatro de revista, como Virgínia Lane, Grande Otelo e Oscarito. O livro de Filomena Chiaradia, publicado pela Editora Funarte, reconta essa história a partir do rico acervo fotográfico sobre a companhia. A autora faz ainda uma análise comparativa com Eugénio Salvador, expoente do teatro de revista português.
Embora a historiografia das artes cênicas, por tradição, privilegie o texto dramatúrgico como objeto de pesquisa, a obra trata a imagem como o principal objeto de estudo, revelador de estratégias artísticas e empresariais na construção do espetáculo teatral. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO e pesquisadora da Funarte, Filomena Chiaradia articula vasta bibliografia e empreende investigação para obter das fotografias de cena tudo o que elas mostram sobre a história do teatro de revista.
Mais informações sobre o lançamento podem ser obtidas no site da Funarte, no seguinte link: www.funarte.gov.br/artes-integradas/o-teatro-de-revista-em-fotos-da-cia-walter-pinto.