código do Google analytics Sistema de Bibliotecas da UNIRIO completa informatização do catálogo de livros — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Sistema de Bibliotecas da UNIRIO completa informatização do catálogo de livros

Sistema de Bibliotecas da UNIRIO completa informatização do catálogo de livros

por Comunicação publicado 20/07/2022 10h21, última modificação 17/08/2022 09h22
Vinte e cinco mil títulos podem ser consultados através do terminal web, no site da biblioteca, ou pelo aplicativo do catálogo

Após oitos anos de trabalho, foi concluído neste mês de julho o processo de informatização do catálogo de obras retrospectivas da UNIRIO. Com isso, todos os 25 mil livros do Sistema de Bibliotecas estão registrados de forma informatizada, no padrão internacional de registro bibliográfico, e podem ser consultados através do terminal web, no site da Biblioteca, ou pelo aplicativo do catálogo.

De acordo com a diretora da Biblioteca Central, Márcia Valéria Brito Costa, o processo de informatização foi realizado em paralelo ao trabalho de processamento técnico dos livros comprados (impressos e e-books). "Realizamos a tarefa em harmonia entre os livros novos e os antigos, que tanto auxiliam nas pesquisas", explicou. Para ela, a iniciativa reforça o trabalho da UNIRIO no sentido de dar acesso a seu patrimônio bibliográfico.

"A Reitoria concordou que precisávamos de ajuda externa para desenvolver essa tarefa e nos apoiou nessa direção. Com a conclusão do processo, a UNIRIO hoje tem 100% do seu acervo de livros informatizado. Isso possibilita que a Universidade integre o banco de dados Mundial da OCLC [Online Computer Library Center], o maior catálogo de bibliotecas do mundo, o que dá visibilidade a nossa Instituição no cenário das universidades mundiais", observa Márcia Valéria.

Além da contratação externa, o trabalho de informatização do catálogo contou com a participação de todos os profissionais do Sistema de Bibliotecas da Universidade.

(Imagem: Miguel Luiz de Araujo Ferreira)