Sessão do Consuni volta a acontecer presencialmente e tem o QDD 2023 como 1º ponto de pauta
Acontece nesta terça-feira (12), às 9h30, a 517ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário (Consuni), a primeira desde o início da nova gestão, na UNIRIO, do reitor José da Costa Filho. Atendendo a uma antiga demanda dos conselheiros, a sessão volta a ocorrer presencialmente, no Auditório Vera Janacópulos.
O primeiro ponto de pauta da sessão se refere ao Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD 2023), do orçamento do exercício de 2023 da UNIRIO. O referido QDD já foi avaliado pela Comissão Permanente QDD UNIRIO, nomeada em 2021. Conforme assegura Sidney Cunha de Lucena, o novo pró-reitor de Planejamento, o QDD referente a 2024 será enviado para o Conselho em sessão ainda este ano.
O segundo ponto de pauta previsto para a sessão do Consuni é o da inclusão da UNIRIO como sócio institucional no quadro associativo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nos termos do artigo 34 do novo estatuto da referida associação. A fim de que a entrada e a saída de membros não fiquem à mercê de impulsos do reitor em exercício em cada universidade, a Andifes exige, agora, que tais decisões sejam sempre ratificadas democraticamente em seus conselhos superiores. A inclusão da UNIRIO como sócio institucional havia sido realizada por decisão ad referendum em função de cobrança de providência imediata, pela Andifes, uma vez que o prazo dado por ela para envio de documento comprobatório de aprovação pelo Consuni havia se encerrado ainda em 2022.
A sessão do Consuni tem como terceiro ponto de pauta a aprovação da resolução ad referendum que alterou, excepcionalmente para o mês de julho de 2023, o valor mensal do auxílio-alimentação no âmbito do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico e de Assistência Estudantil. A alteração se deveu à interrupção temporária dos serviços do Restaurante Universitário naquele mês.
Por fim, complementa a pauta a concessão do título de professora emérita a Maria Lúcia Elias Pires, da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC), e de professores beneméritos a Maria Mazzarone, também da EMC, e Carlos Alberto Lacerda Pinto, do Instituto Biomédico (IB).