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Seminário reúne servidores para debater implantação do SEI UNIRIO

por Comunicação publicado 07/04/2022 16h30, última modificação 08/04/2022 13h41
Projeto-piloto de uso do sistema terá início na Universidade em até três meses

As complexidades e os desafios para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UNIRIO foram debatidos em seminário realizado na última segunda-feira, 4 de abril, no Auditório Vera Janacópulos, na Urca.

Elaborado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o SEI permite a tramitação de processos totalmente em meio eletrônico. A UNIRIO assinou acordo de cooperação com o órgão judiciário para utilização dos recursos do sistema. O objetivo principal é agilizar e dar maior transparência à tramitação de processos, além de reduzir os gastos com papel e contribuir positivamente para o meio ambiente.

Roberto Vianna, chefe de Gabinete da Reitoria, abriu o seminário destacando que a Universidade deve iniciar a utilização do SEI em três meses - quando termina o prazo de 180 dias concedido pelo TRF-4 após a assinatura do acordo de cooperação técnica, em dezembro de 2021.

"Vamos ter a oportunidade de presenciar um contramovimento em nossa Universidade. Precisamos sair da inércia, não tem volta. Peço a todos que tenham consciência profissional para fazer isso acontecer. Como aconteceu, há 50 anos, com a criação do Protocolo", disse Vianna, lembrando o movimento que criou a atual unidade de tramitação física de processos.

O chefe de Gabinete apresentou um breve histórico do processo de implantação do SEI na UNIRIO, que teve início em agosto de 2019, com os primeiros entendimentos do TRF-4 com a Universidade. Em outubro de 2020, um plano de ação foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União e, no mês seguinte, a UNIRIO enviou um plano administrativo e acadêmico para a Secretaria de Ensino Superior do MEC.

Após o acordo de cooperação técnica com o TRF-4, acertado em julho de 2021, foi criado um grupo de trabalho (GT) composto por representantes do Arquivo Central, da DTIC e da Chefia de Gabinete. A formalização do acordo, no entanto, aconteceu apenas no fim do ano passado, quando a UNIRIO recebeu o termo para assinatura do Reitor.

A diretora do Arquivo Central, Anna Carla Mariz, lembrou que a implantação do SEI cumpre uma determinação do Governo Federal, mas é uma ação que vai trazer mudanças positivas. "Temos um grande desafio, que pode parecer difícil no início, porque é uma mudança de paradigma, de processo, de mentalidade na Universidade. Mas a tendência é que haja uma melhora no trabalho de todos", observou.

Momentos do seminário SEI (Fotos: Arquivo Central)

Três momentos do seminário: servidores no Auditório Vera Janacópulos; a abertura com o chefe de Gabinete; e a fala da diretora do Arquivo Central (Fotos: Arquivo Central)

Projeto-piloto

No evento, servidores do Arquivo Central e da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) apresentaram detalhes das etapas já planejadas para a implantação do SEI na UNIRIO. Inicialmente, o projeto-piloto incluirá quatro processos: progressão por capacitação profissional; contratação e prestação de serviços; organização administrativa - regimentos, regulamentos, estatutos, organogramas; criação de cursos.

Os servidores das unidades envolvidas nesses processos serão os primeiros a receber capacitação para utilizar o sistema, a ser oferecida pelo próprio Arquivo Central. Mas os integrantes do GT ressaltaram a importância de que todos os servidores da UNIRIO façam os cursos gratuitos (SEI Usar e SEI Administrar) oferecidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e também participem dos treinamentos internos que serão oferecidos.

A equipe do Arquivo Central irá produzir materiais de apoio para a comunidade, a serem disponibilizados no site (www.unirio.br/arquivocentral) e nas redes sociais gerenciadas pela unidade: Facebook  e Instagram.


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