Seminário on-line debate relações étnico-raciais e educação matemática
A Escola de Matemática da UNIRIO dá início no dia 21 de novembro à temporada 2024.2 do projeto "Seminário Pesquisa e Prática". O evento on-line busca promover a pesquisa científica na Escola e discutir práticas didático-pedagógicas inovadoras à luz do saber científico contemporâneo.
O encontro desta quinta-feira tem como tema "Relações étnico-raciais e educação matemática: princípios para pesquisa e prática antirracista" e a palestrante é a professora Jéssica Lins.
A atividade terá início às 16h30, com transmissão pelo canal da Escola de Matemática no YouTube.
Resumo:
A Lei 10.639/2003, depois atualizada e ampliada pela Lei 11.645/2008, é fruto de décadas de reivindicações e conquistas de movimentos sociais negros e indígenas, que culminaram na obrigação legal de inserção de histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas nas instituições de ensino.
Essas políticas fazem parte de um conjunto de Ações Afirmativas que visam a reparar e reduzir desigualdades ao passo que reconhecem e valorizam a diversidade étnico-racial brasileira.
Nesse cenário de busca por fortalecimento de identidades e de direitos, qual o papel que educadoras e educadores matemáticos desempenham? Quais as possibilidades para denunciar o modo como o racismo interfere nas ações educativas e de pesquisa? Como anunciar modos de superar e transformar essa realidade? O que vem sendo feito para tomada de consciência política e histórica da diversidade em Educação Matemática? O que ainda podemos fazer?
No evento, serão abordados os princípios e possibilidades para pesquisa e prática antirracista, construídas a partir do esforço coletivo de pessoas engajadas na luta por uma educação (matemática) justa para todas as pessoas.