Seminário sobre história social discute sindicalismo e lutas sociais no Brasil e na Argentina
O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Escola de História da UNIRIO, promove nos dias 18 e 19 de novembro o Seminário de História Social Sindicatos, Trabalhadores, Lutas Sociais (Brasil-Argentina). O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece das 10h às 17h no Auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).
Organizado por Giovanni Stiffoni, bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes do PPGH, o seminário tem como objetivo difundir e debater pesquisas contemporâneas na área de História Social, especialmente na de história social do trabalho. Contando com pesquisadores de diferentes universidades, o evento também abordará uma perspectiva comparada entre as pesquisas no Brasil e na Argentina.
Os interessados podem se inscrever no local, no dia do seminário. No fim do evento, serão fornecidos certificados de participação.
O CCH fica na Av. Pasteur, 458, Urca.
Confira a programação:
18 de novembro
10h – Dora Barrancos (UBA/CONICET): 'As mulheres na história do trabalho argentina'. Comentários: Norberto Ferreras (UFF).
14h – Mesa “Imigração, anarquismo e sindicalismo. O Brasil nos inícios do século XX”: Giovanni Stiffoni (UNIRIO), Angela Roberti Martins (Uerj) e Alexandre Samis (Pedro II).
Dia 19 de novembro
10h – Paulo Fontes (CPDOC/FGV): 'Potenciais e desafios no estudo comparativo do associativismo popular no Brasil e na Argentina'. Comentários: Carlo Romani (UNIRIO).
14h – Mesa “A História Social no Brasil: balanço e perspectivas”: Alexandre Fortes (UFRRJ) e Ricardo Salles (UNIRIO).
Mais informações na página do evento no Facebook ou pelos telefones 2542-1871 ou 31762118.