Seminário Diálogos Feministas chega à sua segunda edição
Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o II Seminário Diálogos Feministas acontece na UNIRIO, reunindo pesquisadoras, artistas, docentes e estudantes em torno do tema Imaginação feminista: fabulações, tecnologias e utopias. O evento é gratuito e aberto ao público. Para emissão de certificados, as pessoas interessadas devem se inscrever por meio do preenchimento de formulário eletrônico e participar de 75% das atividades.
Com uma programação intensa de palestras, mesas-redondas, oficina, espetáculos e lançamento de livro, o evento propõe um momento imersivo de reflexões sobre epistemologias feministas decoloniais e antirracistas, abordando as interseções entre arte, política, tecnologia e imaginação. O Seminário Diálogos Feministas é uma realização do Núcleo de Estudos em Arte e Feminismos (ARTFEM) e da linha de pesquisa Arte e Feminismos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Entre os assuntos que serão abordados nesta segunda edição estão: fabulação e ficção visionária, arte e tecnologia, corpo e práticas libertárias, reflexões sobre o genocídio em Gaza, entre outros. A proposta do seminário é fomentar a interrogação sobre o papel das artes e dos feminismos na transformação das universidades, das pedagogias e das práticas de criação.
Para participar da oficina Práticas libertárias nas artes: corpas em experimentações, com Fernanda Magalhães, também é necessário inscrição realizar inscrição. A oficina trabalhará uma proposição na prática com corpos, escritas e fotografias/vídeos. Pede-se às/os participantes que tragam equipamentos como celular, máquinas, filmadoras (o que tiverem) para registar trabalhos em imagens ou desenhos/escritas, além de batons e lápis de maquiagem para possíveis escritas na pele. A presença na palestra de abertura "Formas libertárias das corpas nas artes, para um mundo feminista/melhor" é pré-requisito para fazer a oficina.
Como desdobramento da primeira edição, o ARTFEM lançará durante o evento um e-book com as conferências, artigos e intervenções artísticas de 2024 — um gesto de democratização e partilha do conhecimento produzido.
Programação
25 de novembro (terça-feira)
15h – Formas libertárias das corpas nas artes, para um mundo feminista/melhor
Palestra de abertura com Fernanda Magalhães (UFPEL)
17h – Coffee break
18h30 – Arte e Feminismos - mesa com docentes, discentes e egressas/es do PPGAC
20h – Diálogos Feministas – Práticas Artísticas, Teorias e Pedagogias Feministas Decoloniais - lançamento do e-book do ARTFEM
Sala de Audiovisual CLA
26 de novembro (quarta-feira)
9h às 13h – Oficina Práticas libertárias nas artes: corpas em experimentações, com Fernanda Magalhães
CLA – Sala 302
15h – Mesa As artes na mobilização contra o genocídio palestino
Com Larissa Feres Elias (UFRJ), Adriana Schneider (UFRJ), Lucas Oradovschi e Rawa Alsagheer - mediação: Camila Bacellar
17h – Coffee break
17h30 – Mesa Fabulações Críticas
Com Clara Anastácia, Gabriela Lírio (UFRJ) e Dri Azevedo (UFRJ)
Mediação: Angie Donini
Sala de Audiovisual CLA
20h – Espetáculo Angélica, seguido de conversa com elenco
Mediação: Juliana Monteiro e Ana Achcar
Sala Lucília Perez CLA
27 de novembro (quinta-feira)
15h – Riso distópico e ficções revolucionárias: re-imaginando o saber dos afetos na construção de mundos - palestra com Ana Pais (Universidade de Lisboa)
Sala de Audiovisual CLA
17h – Coffee break
19h30 – Espetáculo Imbróglia, seguido de conversa com elenco - mediação: Daniele Avila e Ana Bernstein
Sala Esther Leão CLA

Portal de Periódicos








