Saúde indígena em foco
O grupo de pesquisa Saberes da Enfermagem e da Saúde Coletiva promoveu no último dia 23 videoconferência com membros da equipe multidisciplinar do Hospital Intercultural Kallvullanka, localizado em Canete, na região chilena de Bio Bio. O hospital é responsável pelo atendimento à população indígena Mapuche, habitante da região.
O objetivo foi estreitar relações institucionais, a fim de viabilizar a troca de conhecimentos e experiências que subsidiem a formação de enfermeiros direcionada à realidade intercultural e pluriétnica do Brasil. E da América Latina. Foram abordadas questões políticas, demográficas, culturais e organizacionais que influenciam na sistematização da assistência intercultural à população indígena.
Trata-se de importante conteúdo curricular previsto para o curso de Enfermagem, que busca preparar os estudantes para atuação nas diferentes culturas e grupos populacionais. Estiveram presentes alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem e da graduação em nutrição, além de professores da EEAP e do Instituto de Saúde Coletiva da UNIRIO.