UNIRIO celebra os 133 anos da Escola de Enfermagem durante a abertura oficial do II Congresso Internacional
Na manhã desta quarta-feira (27), no Auditório Vera Janacópulos, ocorreu a abertura oficial do II Congresso Internacional de Enfermagem, promovido pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP/UNIRIO).
O evento, realizado no formato híbrido, contou com a participação do reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, das pró-reitoras Luana Azevedo de Aquino (Pró-Reitoria de Graduação) e Cleonice Alves de Melo Bento (Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação), do decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Carlos Henrique Caetano; e de gestores, coordenadores de curso, chefes de departamentos da UNIRIO; além de dirigentes de instituições e associações nacionais e reitores de universidades latino-americanas.
No início do evento, aconteceu o Cerimonial da Lâmpada, que consiste no acendimento de uma lâmpada a óleo, e simboliza uma homenagem a Florence Nightingale: enfermeira pioneira no tratamento de feridos em campos de batalha que, durante a Guerra da Crimeia, percorria os dormitórios, com esse artefato, para ver os pacientes. Por isso, ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”. Seguindo o ritual, a lâmpada foi acesa pelo reitor da UNIRIO, professor Da Costa, e pela diretora da EEAP, Cristiane Rodrigues da Rocha.
Em seguida, durante a fala de abertura, o reitor da UNIRIO afirmou a importância de a EEAP estar celebrando seus 133 anos de existência. “É uma alegria especial estar aqui com vocês no II Congresso Internacional da Escola de Enfermagem, momento em que se comemora os 133 anos da nossa Escola. Isso demonstra que a Escola é muito mais madura, tem muito mais tradição do que os 44 anos da UNIRIO. Agradeço a EEAP por doar à UNIRIO todos esses anos de tradição, anteriores à própria criação da Universidade", destacou.
O reitor agradeceu o empenho de todos os servidores que fazem parte da história da EEAP , e falou sobre a importância do acompanhamento do processo de internacionalização da Escola de Enfermagem. “Temos uma nova gestão na Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), no papel da Vanessa Oliveira, que já está atenta aos passos da internacionalização da EEAP". A internacionalização integra o tema central do Congresso, intitulado O Protagonismo da Enfermagem e a Internacionalização.
Ao longo do evento, foram transmitidos depoimentos de reitores de universidades latino-americanas, que são parceiras do Programa Marca, e de alunos da UNIRIO que participaram de programas de mobilidade acadêmica nessas universidades.
Na programação desta quarta-feira, ocorreu também a palestra "A Educação do Futuro na Enfermagem: metodologias ativas e formação por competências, ministrada pelas professoras Carolina Rodríguez Enríquez ( mestre em Docência Universitária, diretora do Departamento de Educação e Unidade Virtual de Aprendizagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade da República, no Uruguai) e Gizella de Carvalho Queluci (coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - PPGSTEH/UNIRIO). A mediação foi realizada pela professora Cristiane Rodrigues da Rocha (diretora da EEAP/UNIRIO).
Confira a programação completa do II Congresso de Enfermagem.
Transmissão ao vivo
As atividades do II Congresso Internacional de Enfermagem prosseguem até a próxima sexta-feira (29), quando haverá a tradicional entrega de insígnias, as premiações dos trabalhos apresentados e o encerramento oficial do evento, a partir das 13h30, no Auditório Vera Janacópulos.
O II Congresso de Enfermagem da UNIRIO pode ser acompanhado ao vivo pelo canal audiovisual da EEAP.