Revista ‘A Bruxa’ publica novos artigos
A revista A Bruxa, vinculada ao Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural da UNIRIO, divulgou novos artigos. O periódico publica trabalhos associando ciência e cultura, com desdobramentos em divulgação científica, ensino e preservação.
No trabalho Impactos ambientais e a busca por sustentabilidade nos processos fúnebres – Revisão, a bióloga Valesca Afrodite Moreira Gomes apresenta métodos sustentáveis de sepultamento e sugere sua adaptação ao contexto brasileiro, minimizando impactos negativos e gerando benefícios ambientais, econômicos e sociais.
Já o artigo A mariposa no estádio: possibilidades de utilização da presença simbólica e biológica de Autographa gamma (Lepidoptera: Noctuidae) na final da Euro 2016 para fins didáticos e de divulgação científica sugere o uso da espécie Autographa gamma no ensino e na divulgação da ciência, integrando conteúdos de ecologia, migração animal, impacto da iluminação artificial e cultura esportiva. O texto é assinado pelo professor Elidiomar Ribeiro, coordenador do Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural.
De mesma autoria, o trabalho A serpente selada de Sinhozinho: mito e devoção na proteção da natureza em Bonito, Mato Grosso do Sul apresenta uma lenda do município de Bonito como patrimônio imaterial e ferramenta pedagógica para ações de educação ambiental e valorização da cultura local.
A revista A Bruxa recebe trabalhos em fluxo contínuo. Após aprovação dos pareceristas, o material é rapidamente disponibilizado on-line. Os novos artigos estão disponíveis na página da revista.