Revista ‘A Bruxa’ publica artigos sobre o Homem-Aranha e a Viúva Negra
A revista A Bruxa, vinculada ao Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural da UNIRIO, publicou três novos artigos. Dois deles abordam aranhas bem conhecidas do mundo da ficção.
Em Quadrinhos, cinema e divulgação científica: a heroína Viúva Negra à luz da Ciência, o egresso da UNIRIO Phillipe Knippel analisa histórias em quadrinhos e obras cinematográficas com referências diretas a aranhas da família Theridiidae e sua letalidade.
Já o texto Análise dos filmes Homem-Aranha (2002) e O espetacular Homem-Aranha (2012) em relação aos conceitos e à terminologia concernente à biotecnologia discute a criação do super-herói aracnídeo, além de conceitos biológicos, técnicas de biologia molecular e a relação do mundo ficcional com a realidade acadêmica. A autoria é de Ana Cláudia Trece Rolin Nabor e Daniel Meneguello Limeira.
Ainda a respeito do universo cinematográfico, a revista divulgou o artigo Questões científicas periféricas em Não olhe para cima: do bronteroc aos cientistas de vida comum. O trabalho é de autoria do professor Elidiomar Ribeiro Da-Silva e de Luci Boa Nova Coelho, ambos do Instituto de Biociências (Ibio).
O periódico A Bruxa publica trabalhos associando ciência e cultura, com desdobramentos em divulgação científica, ensino e preservação. A revista recebe trabalhos em fluxo contínuo. Após aprovação dos pareceristas, o material é rapidamente disponibilizado on-line. Confira a edição atual.