UNIRIO elegeu novos representantes para seus Conselhos Superiores
A eleição para os novos representantes dos Conselhos Superiores da UNIRIO terminou com a homologação de 15 chapas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e de 22 chapas no Conselho Universitário (Consuni). Os eleitos terão seus mandatos válidos pelo quadriênio 2024-2028.
O reitor José da Costa parabenizou os novos e antigos membros dos Conselhos. "Quero deixar registrado para a nossa comunidade o meu agradecimento às conselheiras e aos conselheiros que participaram da última composição do Consepe e do Consuni, e gostaria de felicitar aqueles que se dispuseram a se candidatar, integrando como membros eleitos a nova composição dos nossos Conselhos. Tenho certeza de que o novo grupo fará, como o grupo anterior, um excelente trabalho", disse o reitor.
A posse dos novos conselheiros do Consuni será realizada na reunião da próxima quarta-feira (27) e a posse dos novos membros do Consepe acontece no encontro marcado para 4 de dezembro.
Pela primeira vez, o processo eleitoral foi realizado presencialmente em terminais eletrônicos, por meio do Portal de Eleição. Na avaliação de Vinicius Pereira, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da UNIRIO e membro da Comissão Eleitoral, a experiência inédita com votação eletrônica foi bem-sucedida, mas a necessidade de uma equipe presencial poderia ser repensada. "Pensando na logística, ter uma equipe em cada local de votação dificultou o processo, além de ter limitado o horário de votação. Apesar disso, o sistema funcionou corretamente e possibilitou que a votação e a contagem dos votos fossem rápidas", opinou.
Baixo número de candidaturas
Chamou a atenção da comissão eleitoral o pequeno número de chapas inscritas. O Consuni preencheu apenas 28 das 81 vagas disponíveis. Segundo o Estatuto da UNIRIO, poderiam ser eleitas ao Consuni até 6 chapas de servidores técnico-administrativos e 75 chapas docentes. Cada um dos cinco Centros Acadêmicos (CCJP, CCH, CCET, CLA e CCBS) poderia eleger até três chapas de cada categoria docente (Auxiliar, Assistente, Adjunto, Associado e Titular).
Foram inscritas oito chapas de servidores técnico-administrativos e as seis mais votadas foram eleitas. Entre os docentes, foram inscritas 22 chapas e todas foram eleitas. Não houve inscrições de chapas nas categorias Auxiliar e Assistente em nenhum dos Centros Acadêmicos.
No Consepe, poderiam ser eleitos até 30 docentes (um por categoria em cada Centro Acadêmico e um representante docente de Programa de Pós-Graduação stricto sensu por Centro Acadêmico) e seis servidores técnico-administrativos. Das 36 vagas totais, 15 foram preenchidas, sendo três com servidores técnico-administrativos e 12 com docentes.
"No Consepe, a situação está mais satisfatória, mas infelizmente, no Consuni, houve baixo engajamento em nossa comunidade para lançar candidaturas. Restam muitas vagas não preenchidas", opinou o reitor da Costa.
"Vamos avaliar como proceder para, se for o caso, complementar o conjunto de conselheiros, ainda que este conjunto mais enxuto, por outro lado, facilite o alcance do quórum. De todo modo, acho que tivemos uma sinalização clara de que a UNIRIO precisa refazer o seu Regimento Interno, incluindo as normas relativas aos Conselhos Superiores, para adequá-las às necessidades atuais, muito distintas daquele contexto anterior à redemocratização e à Constituição de 1988, e chegarmos a uma composição coerente com a representatividade", explicou o gestor.