Relações entre Brasil e África serão tema de conferência com ex-ministro Celso Amorim
As relações entre Brasil e África serão o tema da conferência que o ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores Celso Amorim profere nesta segunda-feira, dia 25, às 14h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP). O evento, que comemora o Dia da África, integra a 7ª Jornada de Ciência Política da UNIRIO, coordenada pelo Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul).
Além da conferência, haverá apresentação da filosofia africana Ubuntu, mesa-redonda sobre as relações entre Brasil e África e roda de conversa com africanos que vivem no Rio de Janeiro. Confira a programação completa.
Trajetória
Diplomata de carreira formado em 1965 pelo Instituto Rio Branco, Amorim foi duas vezes ministro das Relações Exteriores. Na primeira delas, entre 1993 e 1994, durante o governo de Itamar Franco, ajudou nos preparativos para o lançamento do Mercosul, que ocorreria em 1995. Em 2003, foi escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva para retornar ao cargo, permanecendo nele até o fim do segundo mandato do presidente, em janeiro de 2011.
Em agosto do mesmo ano, já no governo de Dilma Rousseff, Amorim tornou-se ministro da Defesa, cargo que ocupou até o final do primeiro mandato da presidente.
Dia da África
Em 25 de maio de 1963, chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba (Etiópia) para enfrentar o neocolonialismo. Na ocasião, foi fundada a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana.
Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a importância desse encontro e instituiu o dia 25 de maio como o Dia da África. A data simboliza a luta dos povos africanos por sua independência.
O CCJP se localiza na Rua Voluntários da Pátria, 107, Botafogo.
Outras informações pelo telefone 2286-4649.