Reitor nomeia novos decanos e diretores
“A Universidade é muito mais que a Reitoria: ela é constituída por todos nós. Nela, cabem responsabilidades, deveres, e, quando temos alguma benesse, nós dividimos também”. Assim o reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, recepcionou os novos decanos e diretores de unidades, nomeados nesta segunda-feira, dia 2. “Os senhores são os porta-vozes daquilo que acontece nos seus setores”, disse.
Na cerimônia, realizada na Sala de Reuniões da Reitoria, estavam presentes também os antigos diretores. A professora Maria Helena Werneck, que, por cinco anos, esteve à frente da Escola de Letras, lembrou da implementação do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), com seus avanços e limitações, e incentivou os novos dirigentes. “Fico contente de que essa geração tenha a perspectiva de pensar na nossa pequena universidade como uma instituição que melhora cada vez mais”, declarou.
A ex-diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), professora Almerinda Moreira, agradeceu ao reitor pelo apoio no período em que esteve à frente da unidade. “Conseguimos fazer o auditório, reformar o terraço, internacionalizar a pós-graduação”.
Expectativas
O novo diretor da Escola de Administração Pública, José Carlos Buzanello, planeja empreender mudanças durante sua gestão. “Pretendo executar a reorganização administrativa da Escola, com definição de objetivos da gestão pública, foco em planejamento e ações de projetos e incentivo à atuação da empresa júnior”.
Já a professora Maria Jaqueline Elicher, nomeada para a Direção da Escola de Turismologia, irá priorizar a visibilidade do curso. “Nosso objetivo é fazer com que a Escola se fortaleça nos cenários regional e nacional”, ressaltou.
Reconduzido ao cargo que ocupou nos últimos quatro anos, o diretor do Instituto de Biociências, Carlos Henrique Caetano, pretende otimizar o quadro de servidores da unidade, defasado por vacâncias. “Quero reconstituir o quadro de servidores – preenchendo as vagas em aberto por meio de concursos públicos –, realocar e reorganizar os funcionários”.
Ao todo, foram nomeados nove diretores, tendo um deles sido reconduzido, e dois decanos, também com uma recondução.