Reitor anuncia proposta de criação de Coordenadoria de Direitos Humanos e Sociais
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) deu início à sua 453ª Sessão Ordinária, nesta quarta-feira, dia 12, com um minuto de silêncio em homenagem à aluna da Escola de Biblioteconomia Maria Carolina Mattos Macedo, falecida esta semana.
“Meus sentimentos à família da Carol, uma estudante que veio fazer o curso de Biblioteconomia numa idade avançada e mesmo sendo, a partir de certo momento, uma mulher com câncer, não parou de atuar, discutir com os colegas, participar das questões políticas da Universidade: uma estudante exemplar”, ressaltou o reitor, José da Costa Filho.
Em seguida, a vice-reitora, Bruna Nascimento, a diretora de Extensão e substituta eventual do pró-reitor de Extensão e Cultura, Ana Paula Sciammarella, e a servidora em exercício do cargo de pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progepe), Silvia Elana Santos Silva, se juntaram a Da Costa, para um pronunciamento sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado no último sábado, 8 de março. O professor lembrou a nota oficial da Reitoria publicada na página da UNIRIO em comemoração à data e falou sobre a história da luta feminista.
“Para mim, na condição de homem gay – que sempre explicitou essa condição porque considera importante fazê-lo politicamente –, é fundamental o aprendizado extraído da luta do feminismo negro norte-americano, dos anos 1980, 1990, e de muitos antes”, apontou. “Sabemos que ‘mulher’ é uma construção, na qual estamos todos implicados. Para a gente, não se trata apenas de uma homenagem da nossa Gestão, mas do projeto que constitui nossa própria organização, como proposta para a Universidade. Por isso, nos esforçamos para ouvir os estudantes, as pessoas pretas, as mulheres, as pessoas trans, e ampliar os direitos”, destacou, anunciando o plano de criação de uma coordenadoria dedicada aos direitos humanos.
Segundo ele, o órgão será sediado no campus da Reitoria, no espaço em frente ao prédio da Escola de Nutrição, onde no passado existia uma agência do Banco do Brasil. Atualmente, o local abriga o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). A proposta é criar um terceiro núcleo, voltado à questão de gênero e diversidade, para funcionar no mesmo espaço. “É desses três núcleos que surgirá a implementação da nossa Coordenadoria de Direitos Humanos e Sociais”, adiantou.
A entidade será vinculada diretamente à Reitoria da UNIRIO. “Quero ratificar nosso compromisso de sermos guiados pelo feminismo de luta, que conjuga as questões de raça, de classe e de gênero, e que compreende que ‘mulher’ é algo mais amplo do que apenas uma concepção biológica: mulher é algo que tem que atravessar a atitude de todos nós”, concluiu, lembrando o episódio de agressão de um estudante à ex-namorada ocorrido no mês passado, no campus do Centro de Letras e Artes (CLA).
Deliberações
A sessão prosseguiu com a deliberação dos itens de pauta, que foram divididos em blocos temáticos. No primeiro bloco, foram reunidos os três primeiros itens, referentes à homologação de processos seletivos simplificados para professor substituto. Todos os tópicos foram aprovados por unanimidade.
O bloco seguinte englobou os itens de 3 a 7, referentes à prorrogação do prazo de validade de processos seletivos simplificados para professor substituto. Novamente, os pontos de pauta foram aprovados por unanimidade.
Dando continuidade à reunião, o coordenador do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) relatou o item 8, relacionado ao regulamento e à reestruturação do curso. A proposta apresentada foi a delimitação de três áreas de concentração: Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias, Formação de Professores de Matemática na Educação Básica e Divulgação e Popularização da Matemática na Educação Básica. O plano de reestruturação prevê, ainda, a exigência da apresentação de um produto técnico junto com a dissertação de mestrado a ser defendida pelos alunos. Após discussão, as propostas foram aprovadas por unanimidade.
O último item de pauta, referente à aprovação do regimento interno da Incubadora de Empreendimento da UNIRIO (Empreende), foi relatado pelo coordenador do Núcleo de Inovação da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI), Thiago Renault. Dois conselheiros se abstiveram de votar. Os demais aprovaram o regimento.
Assista abaixo à sessão na íntegra.