Prorrogado prazo para submissão de propostas ao Programa de Iniciação Científica Júnior – CNPq
A Diretoria de Pesquisa (DPq), vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI), prorrogou até o dia 10 de julho o prazo para submissão de propostas para concessão de bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-EM/CNPq).
O Edital DPq 02/2025 é voltado a projetos de pesquisa que contem com a participação de estudantes do ensino médio ou profissional da rede pública, proporcionando a esses jovens uma oportunidade de iniciação no ambiente científico, sob orientação de professores da UNIRIO.
As bolsas terão duração de 12 meses, com início em setembro de 2025 e término em agosto de 2026, e o valor mensal é de R$ 300,00. Serão oferecidas até 16 cotas, conforme disponibilidade orçamentária do CNPq.
As propostas devem ser submetidas pelos orientadores, que devem atender a requisitos específicos, como possuir experiência de pesquisa e estar inserido em, no mínimo, um Grupo de Pesquisa do CNPq sediado, obrigatoriamente, na UNIRIO; ser docente com titulação de doutor ou de mestre, em regime de trabalho com tempo integral (40h) ou dedicação exclusiva (DE), e com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural no período de 2020-2025; registrar ou possuir registro de Projeto de Pesquisa no Portal de Pesquisa da UNIRIO (http://sistemas.unirio.br/projetos), com status “em andamento” ou “em trâmite para registro”, a ser vinculado ao pedido de bolsa. O projeto deverá refletir originalidade, relevância e viabilidade técnica. Caso o projeto preveja alguma inovação tecnológica, cultural ou social, assinalar claramente no cadastro do Portal de Pesquisa.
O edital completo, com todas as informações sobre critérios, prazos e orientações, pode ser acessado no site da DPq.
Outras informações: pesquisa.dpq@unirio.br.