Projetos da UNIRIO são contemplados em edital de Apoio a Coleções Biológicas
Dois projetos da UNIRIO foram contemplados no Programa Apoio à Conservação da Biodiversidade: Coleções Biológicas do Estado do Rio de Janeiro – 2020, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Um deles é o projeto "Organização e manutenção da Coleção de Cultura de Bactérias Resistentes de Origem Alimentar (CCBROA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)", proposto pelo professor Victor Augustus Marin, da Escola de Nutrição.
Iniciada em 2018, no Laboratório de Controle Microbiológico de Alimentos (Lacomen), a coleção tem por objetivo manter as bactérias que possuem resistência aos antimicrobianos isoladas de alimentos. Os recursos do edital irão possibilitar a aquisição de equipamentos, material de consumo e obra no Lacomen.
O segundo projeto contemplado no edital, "Coleções de algas marinhas da UNIRIO (Herbário HUNI): patrimônio para o conhecimento da biodiversidade, recurso didático e de interesse para a saúde humana", foi submetido pela professora Silvia Mattos Nascimento, do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos do Instituto de Biociências.