Projeto + Rio em Movimento promove capacitação na área da saúde
No último sábado, 26 de abril, foi realizada a quarta capacitação presencial do projeto interinstitucional +Rio em Movimento, parceria da UNIRIO com o Instituto Realizando o Futuro. A atividade ocorreu no auditório geral do Instituto Biomédico, localizado no Centro do Rio, e contou com a presença de 25 participantes, representantes de 16 dos 21 núcleos do projeto.
Intitulada “Cuidando da saúde: foco em obesidade e diabetes”, a ação foi mediada pelo pesquisador-extensionista Ricardo Moreira, que ministrou uma palestra sobre o tema em questão. A atividade incluiu também um quiz competitivo e a oferta de serviços, como aferição da pressão sanguínea, medida da glicemia casual e avaliação antropométrica.
Ao final do evento, os representantes dos núcleos receberam um aparelho para medida da pressão sanguínea, a ser utilizado onde as atividades locais são oferecidas.
Sobre o projeto
O +Rio em Movimento atua qualificando agentes socioculturais responsáveis pela intervenção pedagógica em projetos sociais já existentes, por meio de capacitações, iniciativas locais de arte, cultura, esporte, cidadania, sustentabilidade e meio ambiente. O projeto apoia 21 iniciativas locais, distribuídas pelo estado do Rio de Janeiro. O público-alvo são instrutores, monitores e dinamizadores de oficinas ou escolinhas esportivas e culturais, localizadas prioritariamente em comunidades em vulnerabilidade social.
O projeto é coordenado pela professora Tatiana Maria, do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos da UNIRIO.