Projeto Recitais UNIRIO inicia temporada no Museu da República com ingressos a R$ 1
Terá início na próxima quarta-feira, 9 de abril, o projeto Recitais UNIRIO, que inclui uma série de apresentações ao longo de 2025, no Museu da República.
O concerto apresentará música de câmara para violoncelo, trombone e saxofone, com início às 12h e ingressos a R$ 1. Obras de Beethoven, Guerra-Peixe, Brahms e Radamés Gnattali serão interpretadas por alunos e pianistas do Instituto Villa-Lobos (IVL), da UNIRIO.
O projeto realizará nove recitais no Museu da República, que ocorrerão na segunda quarta-feira de cada mês, de abril a dezembro. Com o objetivo de ampliar o acesso à música de concerto e incentivar a formação artística de jovens músicos, serão realizados também nove recitais em escolas públicas do Rio de Janeiro, onde as apresentações serão complementadas por oficinas educativas para os estudantes.
De acordo com o pianista Pablo Panaro, coordenador e diretor artístico do Recitais UNIRIO, a programação dos concertos terá duos, trios e quartetos, acompanhados por pianistas como Eliara Puggina, Katia Balloussier e Maria Luisa Lundberg. O pianista enfatizou a valorização de compositores brasileiros na programação, que vai abranger diferentes estilos e períodos da música de concerto.
O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, Catete.
Sobre o projeto
O projeto Recitais UNIRIO é uma parceria entre a Universidade, o Museu Villa-Lobos, o Museu da República e nove escolas públicas do Rio de Janeiro. Ao longo de 2025, a ação realizará 25 concertos na cidade e nove oficinas educativas, com alunos do ensino médio de escolas públicas na zona Norte, na zona Oeste e na Baixada Fluminense. O projeto tem a coordenação pedagógica de Bianca Freitas, educadora do Museu Villa- Lobos, responsável pela elaboração das oficinas educativas.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do projeto)