código do Google analytics Espetáculo ‘Orfeo e Euridice’ estreia nesta sexta-feira no CLA — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Espetáculo ‘Orfeo e Euridice’ estreia nesta sexta-feira no CLA

Espetáculo ‘Orfeo e Euridice’ estreia nesta sexta-feira no CLA

por comunicacao — publicado 02/10/2014 18h00, última modificação 02/10/2014 18h27
Montagem foi feita pelo projeto de extensão "Ópera na UNIRIO"

A ópera Orfeo e Euridice, do compositor alemão Christoph Willibald Gluck, estreia na UNIRIO nesta sexta-feira, dia 3 de outubro.

Produzido pelo projeto de extensão "Ópera na UNIRIO", sob coordenação da professora do Instituto Villa-Lobos Carol McDavit, o espetáculo tem direção cênica de Renato Icaray e participação da Orquestra Sinfônica da UNIRIO, com regência do maestro Sammy Fuks.

O elenco é formado por alunos da UNIRIO, da UFRJ e do Conservatório Brasileiro de Música. Estudantes orientados por professores da Escola de Teatro são os responsáveis pela cenografia, iluminação e figurinos.

A ópera baseia-se no mito de Orfeu, que, após a morte de sua amada Euridice, vai ao mundo inferior implorar que o deus Hades permita seu retorno ao mundo dos vivos. Com a ajuda da mulher de Hades, Perséfone, ele obtém a permissão para voltar com Euridice, sob uma condição: de que não olhasse para ela até estar sob a luz do sol. No entanto, na parte final do caminho, Orfeu não resiste e espia a mulher, que fica para sempre na esfera dos mortos.

A montagem de Orfeo e Euridice ficará em cartaz até o dia 9 de outubro, com apresentações sexta e sábado, às 18h, e domingo, segunda e quinta, às 17h, na Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão) do Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur, 436, fundos, Urca). A entrada é franca.

Sobre o Projeto

Criado em 2008, o projeto "Ópera na UNIRIO" promove a integração de professores e estudantes do Instituto Villa-Lobos e da Escola de Teatro. Por meio do projeto, já foram realizadas as montagens das obras Gianni Schicchi, de Puccini (2008); La Canterina, de Haydn (2009); A Hand of Bridge, de Samuel Barber, e O Telefone, de Gian Carlo Menotti (2010); Dido e Eneias, de Purcell (2011); e Casamento à Luz de Lanternas, de Offenbach (2012).

Em 2014, o projeto homenageia o 300º aniversário de nascimento do compositor Christoph Willibald Gluck.

registrado em: IVL, Teatro, Eventos