Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Projeto oferece oficina de defesa pessoal para mulheres

Projeto oferece oficina de defesa pessoal para mulheres

por Comunicação publicado 12/05/2025 08h44, última modificação 13/05/2025 10h16
Proposta vai além do preparo físico, estimulando o empoderamento feminino por meio de acolhimento, sororidade e informação

O projeto interinstitucional + Rio em Movimento, coordenado pela professora do Instituto de Biociências (Ibio) Tatiana Fabrício Maria, promove no sábado, dia 24 de maio, a capacitação “Defesa Pessoal para Mulheres”. A atividade ocorre a partir das 9h, no terraço do prédio da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP).

A capacitação será ministrada pelo mestre de jiu-jítsu e luta livre Vando (Cavalo Jhow), formado pela Academia de Defesa Pessoal e Ações Táticas (Adat). O evento é organizado pela professora do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) Raisa Ribeiro, com suporte financeiro do Instituto Realizando o Futuro (IRF).

As participantes irão aprender um conjunto de técnicas e estratégias de defesa pessoal – como imobilização, torção e alavanca –, conhecer formas de proteção da integridade física e de prevenção de situações de risco, desenvolver capacidades de ação e reação e fortalecer seu empoderamento pessoal e sua autoconfiança. A proposta vai além do preparo físico, estimulando acolhimento, sororidade e informação para quebrar o ciclo da violência e fomentar uma cultura de respeito e segurança para todas.

Segundo a professora Raisa Ribeiro, “em um país em que a cada seis minutos uma mulher é vítima de estupro e praticamente dois casos de feminicídio ocorrem por dia, promover a autonomia, o conhecimento dos direitos e habilidades práticas de autodefesa se torna fundamental para fortalecer as mulheres e contribuir na prevenção desses crimes”.

As vagas, limitadas, serão distribuídas de forma paritária entre as mulheres beneficiárias e responsáveis pelos núcleos financiados pelo projeto e mulheres que compõem o corpo acadêmico da UNIRIO – discentes, técnicas, docentes ou pesquisadoras. Interessadas devem se inscrever pelo formulário disponível na página https://linktr.ee/rio_em_movimento. Na semana da capacitação, as selecionadas (por ordem de inscrição) serão contactadas por e-mail ou WhatsApp, para confirmar sua participação. 

A EEAP se localiza na Rua Xavier Sigaud, 290, Botafogo.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio